///
Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca FUNDEP (Gestão de Concursos) no concurso para Prefeitura de São João del Rei - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Temas Pedagógicos, Inclusão e Exclusão.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Vivemos uma época com muitos desafios para a inclusão de alunos que apresentam alguma deficiência física, mental ou intelectual nas escolas. A equipe educacional precisa estar alinhada nas ações para formar professores, tirar dúvidas e entrar em ação em casos de bullying.
Analise as afirmativas a seguir relativas à educação do deficiente no Brasil, dos primórdios ao início do século XXI.
I. Até 1930, a educação do deficiente se concentrava basicamente no ensino de trabalhos manuais a ele, na tentativa de garantir-lhes meios de subsistência e, assim, isentar o Estado de uma futura dependência desses cidadãos. A abordagem que fundamentava o conceito de deficiência naquele momento era o modelo médico.
II. Na década de 1990, permanecia a escola pouco democratizada e a educação especial como um sistema de ensino paralelo ao ensino popular. Esse estigma perdurou até o ano 2000, quando a ênfase da escola começou a se centralizar em seu poder transformador, necessitando que os educadores se atentassem às particularidades dos alunos e valorizassem métodos e técnicas de ensino que atendessem às “necessidades especiais” de cada um.
III. O século XXI trouxe em sua bagagem fatores como avanços tecnológicos e direitos conquistados, que preenchem diversas lacunas importantes para o bem-estar do homem, mas, ao mesmo tempo, as desigualdades sociais, o progresso desenfreado, as cobranças acerca da produtividade e a competitividade ameaçam a todo tempo tudo o que foi conquistado.
Estão corretas as afirmativas