Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200288749

Como qualquer outra variedade linguística, a norma padrão tem suas ...

📅 2022🏢 Instituto Consulplan🎯 Câmara de Parauapebas - PA📚 Língua Portuguesa
#Análise Textual#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal#Diversidade Linguística

Esta questão foi aplicada no ano de 2022 pela banca Instituto Consulplan no concurso para Câmara de Parauapebas - PA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Textual, Sintaxe, Concordância Verbal e Nominal, Diversidade Linguística.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200288749
Ano: 2022Banca: Instituto ConsulplanOrganização: Câmara de Parauapebas - PADisciplina: Língua PortuguesaTemas: Análise Textual | Sintaxe | Concordância Verbal e Nominal | Diversidade Linguística
Texto associado

Como escrever bem

    É possível melhorar o texto de alguém? William Zinsser acha que sim. No meio da década de 1970, ele decidiu transformar seu curso sobre escrita, emYale, em livro. Desde 1976, “Como escrever bem” influencia muita gente (On Writing Well. São Paulo: editora Fósforo, 2021. Tradução de Bernardo Ajzenberg).

    O livro é claro e direto, sendo um exemplo em si das normas que ele debate. Um candidato a autor deve, ele diz logo à partida, evitar o excesso. Superar o defeito de muitas palavras! Cortar, eliminar a abundância desnecessária. Se o conselho já é bom para quem cultiva jornalismo nos EUA, imagine-se no Brasil, onde a tradição bacharelesca associou rebuscamento à erudição e à inteligência. O autor identifica, inclusive, expressões longas. Você imaginou a frase “perdeu totalmente a habilidade para” e seria melhor “não conseguiu”. Uma verdadeira “navalha de Ockam” da escrita: se há duas frases, a mais direta e simples é a melhor. Escrever é cortar.

    Alguns conselhos são gramaticais: advérbios e adjetivos são, com frequência, dispensáveis. Os parágrafos devem ser curtos. Há diretrizes mais metodológicas: reescrever é aperfeiçoar a escrita. Todo escrito apresenta algum problema com o começo; aceite o entrave dos princípios. Outras são digressões sobre subjetividade e pessoalidade de um texto. Há muitas indicações preciosas que me fizeram pensar e repensar o ato de escrever.

    O bom do livro é que apresenta capítulos específicos para entrevistas, depoimentos, histórias de família. Em alta nos EUA e ainda engatinhando por aqui, existem as histórias familiares. Ele oferece muitas indicações para quem se aventura nesse campo.

    Não quero acrescentar mais indicações a tantas do livro de Zinsser. Volto ao tripé que já escrevi nas crônicas: a) estude gramática formal, inclusive para abandoná-la de quando em vez; b) leia muito; c) encontre sua voz escrevendo e corrigindo bastante. Nem o livro do norte-americano nem esta sabedoria curta tripartite vão garantir que surja uma Clarice Lispector em cada lar, mas, com certeza, todos nós poderemos escrever melhor. Nada garantirá um talento literário, mas tudo o que você puder fazer, seguindo bons textos, pode melhorar seu desempenho na escrita.

    Encerro com um trecho lapidar do nosso autor: “Uma frase clara não é acidental. Poucas frases surgem prontas logo de cara, ou mesmo depois de duas ou três vezes. Lembre-se disso nos momentos de desespero. Se você acha difícil escrever, é porque é mesmo difícil”. Nunca perca a esperança de melhorar.

(Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,como-escrever-bem,70004121858. Leandro Karnal. O Estado de São Paulo. Publicado em: 27/07/2022.)

Como qualquer outra variedade linguística, a norma padrão tem suas particularidades. No texto, nota-se marcas da norma padrão que são determinadas pelo veículo em que ele circula, que é o jornal “O Estado de São Paulo”. Entre essas marcas, evidencia-se 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200446065Língua Portuguesa

No fragmento “Uma boa definição para felicidade: ser leve para si mesmo.” (5º§), é possível afirmar que os dois-pontos foram empregados para indicar:

#Emprego dos Dois-Pontos#Pontuação
Questão 457941200535471Língua Portuguesa

O texto apresentado, considerando seus aspectos textuais e semânticos, configura‐se como:

#Tipos Textuais#Análise Textual
Questão 457941201002363Língua Portuguesa

Observe os verbos destacados no trecho a seguir: “Ela quis segui-las, mas não coube atrás do móvel. O seu primeiro pensamento humano foi: que vergonha...

#Morfologia Verbal
Questão 457941201114931Língua Portuguesa

“Efeitos da pandemia, casos de depressão, rastros da pandemia global de Covid, a escuridão da guerra, numa era de transformações tecnológicas e desafi...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201343649Língua Portuguesa

Segundo as ideias do texto, a Revolução Industrial

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201681854Língua Portuguesa

Em todas as frases transcritas do texto as formas verbais estão flexionadas no mesmo tempo, EXCETO em:

#Morfologia Verbal#Flexão de Tempo Verbal

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Análise TextualQuestões do Instituto Consulplan