Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200341894

A RBS DESENHA SEU CAMINHO 21/12/2015 Revista Amanhã. Por André D´An...

📅 2017🏢 IESES🎯 CRA-SC📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2017 pela banca IESES no concurso para CRA-SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200341894
Ano: 2017Banca: IESESOrganização: CRA-SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
A RBS DESENHA SEU CAMINHO 

21/12/2015 Revista Amanhã. Por André D´Angelo. Adaptado de: http://www.amanha.com.br/posts/view/1594/a-rbs-desenha-seucaminho#sthash.PjikvSIU.dpuf Acesso em 12 mar 2017. 

O Grupo RBS anunciou sua nova configuração organizacional. Criou a figura do CEO para suas duas grandes unidades de negócios, mídia e internet, e transformou seu atual presidente, Eduardo Melzer, em um “CEO acima dos CEOs”, pronto a se envolver tanto com o presente dos negócios do Grupo (rádio, TV e jornal) quanto com seu futuro (e-commerce, aplicativos, mobile). 
Na prática, a decisão entrega a Claudio Toigo Filho, o comandante da unidade de mídia, a missão de retardar o declínio das receitas dos negócios tradicionais da companhia, extraindo deles os recursos necessários para financiar parte de sua expansão no novíssimo mercado digital – aos quais Melzer parece conceder mais atenção, energia e preocupação. 
Dos quadros internos de que a RBS dispunha, Claudio Toigo é, provavelmente, o mais talhado para a tarefa. Conhece a casa (tem 20 anos de empresa), responde pelas finanças do Grupo já há alguns anos (o que o proporciona uma visão do todo) e, principalmente, é respeitado e benquisto por seus pares e subordinados. Para uma empresa que andou conflagrada por demissões em série, manifestações públicas infelizes e um semnúmero de boatos, uma figura serena e pacificadora como a de Toigo vem em boa hora.
Seu histórico é o de um executivo equilibrado, pouco afeito a rompantes e quase nada personalista; um típico músico de orquestra, e não um solista. Um profissional com o perfil de promover evoluções, e não revoluções, menos ainda as radicais ou repentinas. Sua pouca aptidão para as questões editoriais – que, de resto, também pouco interessavam a Melzer – será suficientemente compensada pela criação da vicepresidência editorial, na qual Marcelo Rech fará o papel de porta-voz da família controladora.  
Entregue o navio mídia a um comandante de confiança, presume-se que Melzer sinta-se mais à vontade, a partir de agora, para perscrutar o futuro da RBS. E este passa, em um primeiro momento, pelo universo digital, por natureza, menos sujeito às limitações geográficas dos negócios tradicionais de comunicação. Não por acaso a e.Bricks, braço de internet do Grupo, tem sede em São Paulo; e, menos casual ainda, é que Melzer tenha passado tanto tempo lá quanto cá desde que assumiu a presidência corporativa, dois ou três anos atrás. Sabe o executivo que o cenário que se avizinha é pouco alvissareiro para a mídia tradicional; à perda de audiência dos veículos seguir-se-á a de receita e, claro, a de poder político. Por mais que se invista em bons produtos editoriais digitais, estes enfrentam um ambiente bastante diferente do das mídias convencionais: atenção do público hiperdispersa, baixas barreiras de entrada a concorrentes e capacidade de monetização da audiência e do engajamento ainda nebulosa. [...].
Para além da internet, a existência da diretoria de “desenvolvimento de novos negócios” (que, como o nome indica, não conta com um perímetro específico a delimitar seu radar) respondendo diretamente a Melzer sugere que eventuais novos empreendimentos possam ser apoiados pelo Grupo, mesmo que não contenham o DNA digital. Com isso, o organograma da RBS fica um tanto esquisito, é verdade – a um presidente-executivo (Melzer) respondem dois CEOS, um vice-presidente e uma diretora –, algo que está longe de ser uma novidade na história do Grupo e que, sinceramente, constitui o menor dos problemas em uma empresa em pleno processo de reinvenção. [...]. 

A partir das ideias presentes no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 

I. Claudio Toigo é a pessoa ideal para retardar o declínio dos negócios tradicionais da companhia. 
PORQUE 
II. Toigo é um profissional equilibrado, conhece a organização e promove evoluções de forma gradativa. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200647392Língua Portuguesa

Os vereadores associam seu trabalho à vontade do povo, por isso tentam atender seus pedidos. Substituindo corretamente os termos grifados por pronomes...

#Estrutura das Palavras#Morfologia dos Pronomes#Morfologia
Questão 457941200982406Língua Portuguesa

Passando para a voz passiva a oração: “No caso do de cobre, repetimos esse controle após a primeira menstruação depois da colocação”, a forma correta ...

#Morfologia Verbal#Flexão de Voz Verbal
Questão 457941201175115Língua Portuguesa

Analise a vírgula empregada em Minha mãe, me deixe ir passar a noite na casa da vizinha que eu descubro o segredo. Pode-se afirmar que sua função é:

#Pontuação#Emprego da Vírgula
Questão 457941201292217Língua Portuguesa

De acordo com as informações presentes no texto, somente há como afirmar com precisão:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201486696Língua Portuguesa

De acordo com o texto, nos últimos anos, houve uma mobilização urgente dos profissionais da saúde, o que chamou a atenção da população em geral. Qual ...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201757311Língua Portuguesa

Se, na atualidade, o SUS enfrenta dificuldades para garantir acesso universal e integral aos serviços de saúde por insuficiência do financiamento, mai...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do IESES