Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Sociologia e Sociedade/
  4. Questão 457941200352280

Foi antropólogo, educador e romancista, nasceu em Montes Claros, (M...

📅 2024🏢 MS CONCURSOS🎯 Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP📚 Sociologia e Sociedade
#Cultura e Sociedade

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca MS CONCURSOS no concurso para Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Sociologia e Sociedade, especificamente sobre Cultura e Sociedade.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200352280
Ano: 2024Banca: MS CONCURSOSOrganização: Prefeitura de Santana de Parnaíba - SPDisciplina: Sociologia e SociedadeTemas: Cultura e Sociedade
Foi antropólogo, educador e romancista, nasceu em Montes Claros, (MG), em 26 de outubro de 1922, faleceu em Brasília, DF, em 17 de fevereiro de 1997. Eleito em 8 de outubro de 1992, para a Cadeira n.º 11, sucedendo a Deolindo Couto, foi recebido em 15 de abril de 1993, pelo acadêmico Candido Mendes de Almeida.

Diplomou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, (1946), com especialização em Antropologia. Etnólogo do Serviço de Proteção aos Índios, dedicou os primeiros anos de vida profissional, (1947-56), ao estudo dos índios de várias tribos do país. Fundou o Museu do Índio, que dirigiu até 1947, colaborou na criação do Parque Indígena do Xingu. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena. Elaborou para a UNESCO um estudo do impacto da civilização sobre os grupos indígenas brasileiros no século XX, colaborou com a Organização Internacional do Trabalho na preparação de um manual sobre os povos aborígenes de todo o mundo. Organizou e dirigiu o primeiro curso de pós-graduação em Antropologia, foi professor de Etnologia da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, (1955-56).

Diretor de Estudos Sociais do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do MEC, (1957- 61); presidente da Associação Brasileira de Antropologia. Participou com Anísio Teixeira, da defesa da escola pública por ocasião da discussão de Lei de Diretrizes e Bases da Educação; criou a Universidade de Brasília, de que foi o primeiro reitor; foi Ministro da Educação e chefe da Casa Civil do Governo João Goulart. Com o golpe militar de 64, teve os direitos políticos cassados e se exilou.

Em 1995, lançou seu mais recente livro, "O povo brasileiro", que encerra a coleção de seus Estudos de Antropologia da Civilização, além de uma compilação de seus discursos e ensaios intitulada O Brasil como problema. Lançou, ainda, um livro para adolescentes, Noções das coisas, com ilustrações de Ziraldo, considerado, em 1996, como altamente recomendável pela  Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Em 1996, entregou à Editora Companhia das Letras, seus Diários índios, em que reproduziu anotações que fez durante dois anos de convívio e de estudo dos índios Urubu-Kaapor, da Amazônia. Seu primeiro romance, Maíra, recebeu uma edição comemorativa de seus 20 anos, incluindo resenhas e críticas de Antônio Callado, Alfredo Bosi, Antônio Houaiss, Maria Luíza Ramos e de outros especialistas em Literatura e Antropologia. Ainda nesse ano, recebeu o Prêmio Interamericano de Educação Andrés Bello, concedido pela OEA.

(In: https://www.academia.org.br/academicos/darcy-ribeiro/biografia - acessado em 18/11/2024).


O texto refere-se ao grande intelectual brasileiro: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200208111Sociologia e Sociedade

“A burguesia desempenhou na história um papel altamente revolucionário. A burguesia, lá onde chegou a dominação, destruiu todas as relações feudais, p...

#Mercado de Trabalho
Questão 457941200476563Sociologia e Sociedade

“A promulgação da constituição e a necessidade de regulamentação do art. 68, provocaram discussões de cunho técnico e acadêmico que levaram a esta rev...

#Cidadania e Movimentos Sociais#Estratificação e Desigualdade Social
Questão 457941200561953Sociologia e Sociedade

Segundo Pereira, (2009), o Estado é um fenômeno histórico e relacional. Assinale a alternativa correta sobre esse assunto.

#Teoria Política e Estado
Questão 457941200653216Sociologia e Sociedade

Marque a alternativa incorreta sobre cidadania.

#Cidadania e Movimentos Sociais
Questão 457941201290974Sociologia e Sociedade

De acordo com a Sociologia, há três grupos de agentes socializadores. Marque a alternativa que não apresenta um desses grupos.

#Processo de Socialização
Questão 457941201442329Sociologia e Sociedade

“Fenômeno sociocultural cuja prática é considerada direito de todos e que tem no jogo o seu vínculo cultural e na competição seu elemento essencial, o...

#Cultura e Sociedade

Continue estudando

Mais questões de Sociologia e SociedadeQuestões sobre Cultura e SociedadeQuestões do MS CONCURSOS