///
A toxemia gravídica é uma doença multissistêmica que geralmente ocorre na segunda metade da gravidez e é caracterizada por hipertensão e proteinúria. Em casos graves, ocorrem convulsões e esta doença anteriormente era conhecida como pré-eclâmpsia.
É correto afirmar:
I. Os fatores de risco para pré-eclampsia são: predisposição genética, características maternas (idade, massa corporal), comorbidades (hipertensão, diabetes), doença placentária, fatores imunológicos e gravidez multifetal.
II. A pré-eclâmpsia pode se manifestar através de alguns sintomas, como: a falta de ar, dor intensa no epigástrio, convulsão ou até mesmo a mulher que já apresenta um quadro hipertensivo.
III. As diretrizes internacionais definiram pré-eclampsia como hipertensão de origem tardia, na qual os valores da pressão sistólica e diastólica encontramse ≥160/110 mmHg, com presença de proteinúria ou disfunção de determinado órgão após 25 semanas de gestação.
IV. Segundo a Organização Mundial da Saúde a Préeclâmpsia e a eclampsia são os fatores que mais colaboram para a mortalidade materna no pré e pós-parto.
A alternativa correta é:
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca IESES no concurso para Prefeitura de Biguaçu - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Ginecologia e Obstetrícia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.