///
O ensino de química, assim como de outras ciências, ainda é um desafio enfrentado pela maioria dos professores. Para facilitar o ensino-aprendizagem dos conteúdos de química, os docentes devem buscar e elaborar recursos eficientes que possibilitem o entendimento de assuntos, pois, em muitos casos, a metodologia de ensino não instiga a curiosidade nem a atenção dos estudantes, que consideram essa disciplina difícil e desmotivadora. Dentro desta perspectiva, avalie as afirmativas abaixo.
I. Devido à diversidade das situações educacionais presentes em nosso país, é impossível haver uma regra para contornar este problema, o que exige dos professores uma preparação profissional aprofundada, pesquisa da realidade escolar em que trabalha e capacidade de adaptação/criação dos recursos didáticos.
II. Metodologias ativas (i.e. sala de aula invertida, gameficação, etc) são eficientes para contornar a problemática apontada, independente da realidade escolar.
III. O nível de abstração requerido para se aprender química, assim como qualquer ciência, é muito alto. Por isso, uma das alternativas didáticas que vem sendo bastante utilizada no ensino de química é a contextualização e a experimentação, buscando conexões entre os mundos atômico/molecular e macroscópico.
IV. A utilização de experiências com um certo grau de ludicidade (surgimento de uma cor, explosão controlada de um balão de gás, corrosão de um recipiente) é uma estratégia que capta a atenção dos alunos, sendo suficiente para o processo de ensino-aprendizagem.
Das afirmativas acima, apenas:
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca FIOCRUZ no concurso para FIOCRUZ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Ensino de Ciências, Temas Pedagógicos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.