O CPC 37, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, aprovado em 2009 ...
🏢 CESGRANRIO🎯 Petrobras📚 Contabilidade: Teoria e Prática
#Regulamentação Contábil#Normas do CFC e CPC
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca CESGRANRIO no concurso para Petrobras. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Contabilidade: Teoria e Prática, especificamente sobre Regulamentação Contábil, Normas do CFC e CPC.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
O CPC 37, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, aprovado em 2009 pela CVM e pelo CFC, considerado a “Adoção Inicial das Normas Internacionais de Contabilidade” é tido como a IFRS 1, vertida para a língua portuguesa, para atender às necessidades das companhias no mercado brasileiro, face às normas brasileiras adotadas antes da passagem para IFRS. A orientação na migração do sistema brasileiro para o GAAP (Generally Accepted Accounting Principles) internacional visa preferencialmente às demonstrações consolidadas. Perante as dificuldades naturais dessa migração, o CPC 37 objetiva definir as regras que permitam garantir 5 aspectos básicos das informações contábeis, sendo 4 desses aspectos os seguintes:
1. Tenham alta qualidade 2. Sejam transparentes 3. Sejam comparativas 4. Proporcionem um ponto de partida adequado para a adoção das IFRS
Complementando esses quatro aspectos, o quinto aspecto básico estabelece que as informações contábeis devem ser geradas