Com relação ao referencial teórico-metodológico e ao instrumento té...
🏢 PUC-PR🎯 DPE-PR📚 Serviço Social e Políticas Públicas
#Bases Históricas e Teórico-Metodológicas do Serviço Social#Métodos e Técnicas de Intervenção#Ferramentas Técnico-Operacionais do Serviço Social#Origem e Estruturação do Serviço Social
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca PUC-PR no concurso para DPE-PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Serviço Social e Políticas Públicas, especificamente sobre Bases Históricas e Teórico-Metodológicas do Serviço Social, Métodos e Técnicas de Intervenção, Ferramentas Técnico-Operacionais do Serviço Social, Origem e Estruturação do Serviço Social.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Com relação ao referencial teórico-metodológico e ao instrumento técnico-operativo no trabalho com indivíduos, grupos e populações utilizados no cotidiano do assistente social, afirma-se:
I. A apropriação do referencial teórico- metodológico, por parte do assistente social, permite-lhe apreender a realidade numa perspectiva de totalidade e construir mediações entre o exercício profissional comprometido e os limites dados pela realidade de atuação.
II. No trabalho com indivíduos e grupos, cotidianamente o assistente social, em vez de atuar no sentido de prevenir os conflitos e as crises, tem em vista a resolução do problema aparente, e não das questões que o motivaram.
III. O assistente social exerce sua atividade profissional em diversos espaços, âmbitos, áreas, segmentos populacionais e em diferentes setores. Dessa multiplicidade de possibilidades de atuação, advém também uma variedade de processos de trabalho, o que exige desse profissional conhecimento específico de teorias do Serviço Social.
IV. Os conhecimentos de que o assistente social precisa apropriar-se no seu âmbito de atuação profissional varia, dos considerados específicos, decorrentes da área de Serviço Social, às apropriações sobre legislações políticas sociais, conhecimento e habilidade de trabalhar em equipes, em interfaces com poder público local.