///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca INSTITUTO AOCP no concurso para IF-BA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de História Geral e do Brasil, especificamente sobre Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura, História Mundial.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Sobre o método comparativo, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O historiador que pretende se utilizar do método comparativo precisa considerar as diferenças entre os elementos comparados, dispensando uma análise de eventuais semelhanças.
II. Uma das dificuldades em comparar sociedades muito heterogêneas ou demasiadamente distantes no tempo é a facilidade com que o historiador pode cair na “armadilha” do anacronismo, exigindo dele prudência e atenção.
III. Além de levar em consideração as semelhanças e as diferenças entre os elementos a serem comparados, o historiador deve prestar atenção na individualidade de cada um desses elementos.
IV. Uma das formas de aplicação do método comparativo aos estudos históricos é aquela que se preocupa em comparar sociedades temporalmente próximas, que possuem traços estruturais análogos.