Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201026294
Ano: 2023Banca: FUNDATECOrganização: IF Farroupilha - RSDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura | História Mundial
Em sua obra A escrita da História, Michel De Certeau realiza reflexões a respeito do fazer História, dos problemas de método e de sentido dentro das análises, debruçando-se principalmente sobre o campo religioso. “A história religiosa é o campo de um confronto entre a historiografia e a ____________, da qual parcialmente tomou o lugar. Secundariamente, permite analisar a relação que entrelaça a história com a ____________, da qual deve dar conta em termos de produção. As duas questões se entrecruzam e podem ser consideradas em conjunto no setor estreitamente circunscrito do ‘tratamento’ da ____________ por métodos próprios à história”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201204615
Ano: 2024Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Prefeitura de Aracaju - SEDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura | História Mundial

Em relação a memória, oralidade e cotidiano no ensino de história, julgue o próximo item.


A influência da antropologia na história ensejou a inclusão de temáticas como a história do cotidiano, a história regional, a história dos marginalizados, a história dos vencidos, entre outras. 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201284811
Ano: 2025Banca: FUNDATECOrganização: Prefeitura de Tangará da Serra - MTDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura | História Mundial
Considerando a historiografia brasileira e sua relação com a conservação do patrimônio cultural, assinale a alternativa que representa a primeira cidade brasileira a ser considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201976633
Ano: 2023Banca: FGVOrganização: Prefeitura de São José dos Campos - SPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura | História Mundial
“As histórias importam. Muitas histórias importam. As histórias foram usadas para espoliar e caluniar, mas também podem ser usadas para empoderar e humanizar. Elas podem despedaçar a dignidade de um povo, mas também podem reparar essa dignidade despedaçada.

A escritora americana Alice Walker escreveu sobre seus parentes do sul que haviam se mudado para o norte quando apresentou a eles um livro sobre a vida que haviam deixado para trás: ‘ficaram sentados, lendo eles próprios o livro, me ouvindo ler o livro, e uma espécie de paraíso foi reavido’.

Eu gostaria de terminar com esta ideia: quando rejeitamos a história única, quando percebemos que nunca existe uma história única sobre o lugar nenhum, reavemos uma espécie de paraíso.”

(ADICHIE, Chimamanda, Ngozi. O perigo da História única. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 32-33)

Com base no texto, a autora propõe um tipo de história que se fundamente no respeito 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200447115
Ano: 2018Banca: VUNESPOrganização: Prefeitura de Buritizal - SPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura | História Mundial
“Diferentemente de filósofos e literatos, nós historiadores devemos dispor de evidências para sustentar nossos argumentos, e não podemos simplesmente extraí-las da nossa cabeça. Nós as extraímos, sim, das caixas dos arquivos. Compreendo, evidentemente, que outras disciplinas têm o seu próprio rigor, e que os historiadores também dão asas à imaginação (...) reconheço os aspectos literários e arbitrários da escrita da história. (...) Dizer que nós não podemos ter um conhecimento direto do passado não significa dizer que qualquer versão do passado seja válida ou que uma versão não possa ser melhor do que outra. Podemos entrar imaginativamente em outras vidas, perambular por outros mundos, fazer contato com outras esferas da experiência, e fazer tudo isso com rigor e não fantasias e com ficções.” (In: As múltiplas faces da História).

Na opinião de Robert Darnton, autor dessas reflexões, o trabalho do historiador precisa ser:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941200379738
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: IPHANDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura | História Mundial

Como o objeto da história (entendida como um constructo teórico) é o que aconteceu, abstraído tanto do presente quanto do futuro, então o tempo torna-se um dos elementos determinantes do conceito de história. Parece-me, no entanto, que nem a relação que o tempo mantém com outros elementos nem o sentido específico do seu efeito na história foram identificados até hoje com a clareza desejável, tampouco com a clareza possível.

Georg Simmel. O problema do tempo histórico [1916]. In: Simmel. Ensaios sobre teoria da história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011, p. 9 (com adaptações).  

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos à relação entre tempo e história.


A noção tripartite do tempo histórico desenvolvida em meados do século XX pelo historiador francês Fernand Braudel está calcada na distinção entre evento, conjuntura e longa duração.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200166294
Ano: 2025Banca: Instituto ConsulplanOrganização: TJ-RODisciplina: História Geral e do BrasilTemas: História Mundial | Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura
Em relação ao tempo histórico, analise as afirmativas a seguir.


I. Enquanto o tempo histórico é uma medida linear e quantitativa do tempo; o tempo cronológico é qualitativo e interpretativo, buscando entender o significado e o contexto dos eventos.


II. O tempo histórico é a interpretação qualitativa dos eventos passados, que vai além das datas e busca entender o contexto, as causas e as consequências dos acontecimentos.


III. A história é dividida em períodos específicos, como Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, facilitando a análise e compreensão dos eventos e processos históricos.


IV. Além do tempo histórico e cronológico, existem outras formas de medir o tempo, como o geológico, biológico, psicológico, cultural e cósmico, cada um oferecendo perspectivas únicas sobre a história e a existência humana.


V. O tempo histórico é crucial para compreender a continuidade e a mudança nas sociedades humanas, identificando padrões, causas e consequências dos eventos passados. Além disso, ele contextualiza o presente e auxilia na tomada de decisões informadas.



Está correto o que se afirma apenas em
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941202061916
Ano: 2025Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)Disciplina: História Geral e do BrasilTemas: Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura | História Mundial

Acerca de arquivo, patrimônio, memória, difusão e pesquisa de documentos históricos, julgue o item que se segue.


O repositório digital confiável gerencia documentos e metadados.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200587879
Ano: 2024Banca: FGVOrganização: Prefeitura de Vitória - ESDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura | História Mundial
Como já foi dito, os vínculos com a historiografia acadêmica são apenas um aspecto da história escolar. No entanto, o diálogo entre as duas é relevante e devemos manter o questionamento sobre ele. E a exploração dessa questão pode ser uma contribuição mútua. A História escolar pode alertar para a necessidade de a historiografia acadêmica dispor de ferramentas mais densas e complexas, menos acomodatícias à análise do passado, voltada para a formação política das jovens gerações.
Por sua vez, a história escolar pode apontar para a historiografia acadêmica que é preciso que ela amplie e diversifique seus registros e linguagens para uma divulgação mais ampla de suas contribuições, de forma que alcancem o mundo educacional (e além) – sem ignorar que são necessários espaços e experiências que possibilitem produções como as promovidas pelo Ministério da Educação até 2015. Essa ampliação e disseminação de seus avanços permitiriam à historiografia acadêmica dar conta (mais uma vez) do vínculo entre história e política. Porque educação é um ato político.
(GONZALEZ, Maria Paula. Historiografia acadêmica e história escolar: convergências e distanciamentos na abordagem da última ditadura no ensino médio na Argentina. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo (orgs).

Em defesa do ensino de História: a democracia como valor. Rio de Janeiro: FGV. P. 227) Ao analisar as relações entre a história escolar e a acadêmica, a autora sugere que os saberes históricos
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201580093
Ano: 2023Banca: FGVOrganização: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes - PEDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura | História Mundial
Designa o processo de transformação científica e didática que afeta os objetos de conhecimento até a sua tradução no campo escolar. Em relação ao ensino de história, o que se procura é algo diferente, ou seja, a realização na sala de aula da própria atividade do historiador, a articulação entre elementos constitutivos do fazer histórico e do fazer pedagógico.

Adaptado de BITTENCOURT, Circe. “Procedimentos Metodológicos no Ensino de História”. In: Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011, pp. 58 e 59.

No trecho, a autora refere-se ao procedimento metodológico de
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com