Produções escritas realizadas por crianças em processo de apropriaç...
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca CEC no concurso para Prefeitura de Piraquara - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Fonoaudiologia, especificamente sobre Audiologia Educacional.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
🏢 CEC🎯 Prefeitura de Piraquara - PR📚 Fonoaudiologia
Produções escritas realizadas por crianças em processo de apropriação da linguagem escrita evidenciam aspectos que estão sendo objeto de conhecimento por parte destas. Considerando que a análise de tais aspectos é fundamental para a compreensão, avaliação e intervenção do referido processo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quando crianças escrevem “a migo” em vez de amigo; “decarro” em vez de de carro; “emcasa” em vez de em casa, estão operando sobre o aspecto sintático da língua portuguesa e, mais especificamente, sobre regras que normatizam o uso de artigos e conjunções. II. Quando crianças escrevem “ e ai, o menino caiu e ficou triste; chorou, chorou; e ai a mãe beijou ele e deu colo; e ai saiu sangue e ai doeu e a mãe fez curativo” estão operando sobre aspectos textuais da língua portuguesa e, mais especificamente, sobre estruturas e progressões temáticas que garantam produções escritas com coesão e coerência III. Quando crianças escrevem “ãna” em vez de ana; “sãmba” em vez de samba; “muinto” em vez de muito, estão operando sobre o aspecto ortográfico da língua portuguesa e, mais especificamente, sobre a grafia de letras que correspondem a sons nasais. IV. Quando crianças escrevem “meza” em vez de mesa; ”seu” em vez decéu; “caxorro” em vez de cachorro; “abrasso” em vez de abraço estão operando sobre o aspecto ortográfico da língua portuguesa e, mais especificamente, sobre a grafia de letras que estabelecem relações múltiplas e/ou cruzadas com sons. V. O sistema ortográfico da língua portuguesa é classificado como de caráter regular, pois, invariavelmente, há uma relação biunívoca entre som e letra.