///
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca Instituto UniFil no concurso para Prefeitura de Ribeirão Claro - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psicologia Geral, especificamente sobre Teorias da Personalidade, Teorias da Personalidade - Outros Autores, Teorias e Técnicas de Psicoterapia, Psicanálise.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Fundamentados na Teoria de Lacan, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A ausência do pai – no psiquismo da criança – comumente devido ao discurso denegridor da mãe, pode propiciar a formação de psicoses e perversões.
II. O estágio do espelho prolonga-se dos 6 aos 18 meses, em três subetapas, sendo que a partir dos seis meses a criança começa a conquistar a totalidade do seu corpo por meio do espelho representado pela mãe.
III. Todo recém-nascido é portador de inatas preconcepções, sendo que a realidade interna, representada pela mãe, vai produzir realizações positivas ou negativas, sendo que ambas são estruturantes, se o forem em quantidade e qualidade adequadas.
IV. O traço funciona como eixo estruturador na obra lacaniana. Há no sujeito um traço, uma marca desencadeadora do seu processo constitutivo. Interessante, no entanto, são as várias referências à marca no texto lacaniano.
V. A “comunicação primitiva”, processa-se por intermédio do conteúdo das maciças cargas de identificações positivas que o bebê emite através das diversas formas da “linguagem do corpo”, à espera delas serem acolhidas por um continente materno.