Sobre a palavra "seja", em destaque no texto, no contexto em que ap...
🏢 Quadrix🎯 CFP📚 Língua Portuguesa
#Morfologia Verbal
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca Quadrix no concurso para CFP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfologia Verbal.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Conheça as doenças mais comuns que levam à perda da memória
09 de maio de 2012
Mal de Alzheimer
Comum em idosos, a doença se caracteriza pela incapacidade do paciente de se lembrar de eventos recentes- a degeneração da memória a curto prazo. O mal de Alzheimer piora com o tempo, e sintomas nos estágios mais avançados incluem a debilitação de habilidades cognitivas e de linguagem, instabilidade emocional e até perda de memória a longo prazo. A doença ainda não tem cura,maso tratamento - à base de medicações e reabilitação neuropsicológica - permite retardar a degeneração e reduzir os sintomas. Manter o cérebro "trabalhando" durante todas as fases da vida é a melhor forma de evitar o Alzheimer, de acordo com o neurologista Erich Fonoff, do Hospital Sírio-Libanês.
Amnésia
Ocorre quando o cérebro perde a capacidade de processar e armazenar informações obtidas a curto ou longo prazo, seja por causa do mau funcionamento das célulasnervosas, sejadevido a um trauma psicológico que inibe as lembranças. O distúrbio pode se aplicar às memórias adquiridas antes ou depois do evento causador - geralmente um traumatismo craniano, um tumor cerebral, uso indevido de medicações ou deficiência de vitamina B. A perda da memória pode ser transitória ou permanente. No primeiro caso, o paciente perde a noção de quem é, o que faz, o que aconteceu, mas aos poucos - ou até imediatamente - retoma as lembranças. No segundo, mais comum em casos pós-traumáticos, os efeitos são irreversíveis. O tratamento, quando possível e se necessário, é feito com base na psicoterapia.
Síndrome de Korsakoff
É um tipo específico de amnésia, relacionado ao déficit crônico de vitamina Bl, comum em alcoólatras. Ocorre uma lesão no hipotálamo, uma pequena região na parte inferior do cérebro fundamental para a aquisição de novas memórias. O paciente sofre um déficit cognitivo irreversível e torna-se incapaz de adquirir e armazenar novas informações. É uma síndrome bastante rara e, até agora, não tem cura.
(www. estadao. com. br)
Sobre a palavra "seja", em destaque no texto, no contexto em que aparece, pode-se afirmar corretamente que.