///
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca CETAP no concurso para Prefeitura de Maracanã - PA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Terapia Ocupacional, especificamente sobre Terapia Ocupacional em Ambientes Hospitalares e Reabilitação Física, Terapia Ocupacional em Traumato-Ortopedia, Reumatologia, Cardiopulmonar, Neurologia e Neonatologia.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Após sofrerem amputação de membro(s) decorrente de acidente automobilístico, é comum que estes pacientes sejam atendidos por equipe multidisciplinar. Observe as categorias profissionais, enumeradas de I a V na Coluna A. Já na Coluna B, foram listados os principais enfoques no tratamento ao paciente amputado:
Coluna A | Coluna B |
(I) Terapeuta Ocupacional. (II) Fisioterapeuta (III) Protetista/Protético (IV) Psicólogo (V) Médico ortopedista | (a) apresenta opções de próteses indicadas para o tipo de lesão do paciente e confecciona moldes de silicone para minimizar pontos de pressão do coto. (b) realiza cirurgia de amputação do membro lesionado e, no período pós operatório, adota medidas de prevenção de infecção e de minimização do quadro álgico através da prescrição de medicamentos. (c) prescreve exercicios ao paciente com objetivo de manter ou aumentar força muscular e amplitude de movimento do membro residual, e também do tronco, além da redução de edema, e de minimização do quadro álgico através do uso de modalidades físicas. (d) prescreve exercícios ao paciente com objetivo de manter ou aumentar amplitude de movimento do membro residual, desenvolve estratégias para reconhecer e lidar com sensação de dor fantasma, além do treino de atividade de vida diária com uso da prótese adequada. (e) ajuda ao paciente a identificar e trabalhar suas emoções de forma saudável e funcional. |
Assinale a alternativa correta que corresponde à correlação certa entre categoria profissional e seu(s) enfoque(s) no tratamento destinado ao paciente amputado: