A poluição sonora, seja ambiental ou a ocupacional, é uma forma de ...
🏢 FCC🎯 TCE-AP📚 Engenharia Ambiental e Sanitária
#Avaliação de Impacto Ambiental#Gestão Ambiental em Engenharia Sanitária
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca FCC no concurso para TCE-AP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Engenharia Ambiental e Sanitária, especificamente sobre Avaliação de Impacto Ambiental, Gestão Ambiental em Engenharia Sanitária.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A poluição sonora, seja ambiental ou a ocupacional, é uma forma de poluição bastante disseminada nas sociedades industriali- zadas e é causa de perdas auditivas em adultos e crianças. Acarreta também comprometimentos não auditivos que afetam a saúde física geral e emocional dos indivíduos. Os limites aceitáveis de ruído considerados nas normas ABNT no 10.151 variam entre 40 e 65 dB, conforme localização e horário. Os limites de tolerância do ouvido humano para ruído variam de acordo com a intensidade e o tempo de exposição, sendo que esta começa a ser lesiva a partir de 85 dB. A PAIR - Perda Auditiva Induzida por Ruído é uma patologia progressiva, diretamente relacionada com a exposição ao ruído e de caráter permanente. Portanto, a forma mais eficaz para se proteger desta doença seria a prevenção.
Considere as afirmativas abaixo, sobre uma seleção correta de ações de Monitoramento Ambiental, como parte integrante de um programa de conservação auditiva em áreas urbanas. I. Ações a serem implantadas: redução do ruído ambiental com aumento da fiscalização, redução da dose de exposição e utilização de equipamento de proteção individual.
II. Ações a serem implantadas: medidas administrativas, legislativas, educativas e de informação, além de avaliação do processo.
III. Ações a serem implantadas: avaliação ambiental do ruído - áudio-dosimetria do ruído com alarme a partir de 85 dB e audiometria (avaliação da audição de pessoas) em amostras da população sob influência do ruído.
Está correto, em termos de ações de Monitoramento Ambiental, o que se afirma SOMENTE em