Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Medicina: Clínica e Saúde Pública/
  4. Questão 457941200521874

Acerca do Sistema de Referência e Contrarreferência em nível de Reg...

📅 2016🏢 CPCON🎯 Prefeitura de Alagoinha - PB📚 Medicina: Clínica e Saúde Pública
#Anatomia e Fisiologia Humana

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca CPCON no concurso para Prefeitura de Alagoinha - PB. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Anatomia e Fisiologia Humana.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200521874
Ano: 2016Banca: CPCONOrganização: Prefeitura de Alagoinha - PBDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Anatomia e Fisiologia Humana

Acerca do Sistema de Referência e Contrarreferência em nível de Regulação do SUS, sabe-se que “os protocolos de encaminhamento têm por objetivo responder a duas questões principais ao médico regulador e orientar os profissionais que atuam na Atenção Básica. As duas questões-chave são: 1. O paciente tem indicação clínica para ser encaminhado ao serviço especializado? 2. Quais são os pacientes com condições clínicas ou motivos de encaminhamento que devem ter prioridade de acesso?”. Nesse sentido, pode-se afirmar que:


I - É fundamental que a gestão, em parceria com a regulação e com os pontos de atenção envolvidos, estabeleça quais são, dentro de cada especialidade ou de cada motivo de encaminhamento, os pacientes que precisam ser avaliados pelo serviço especializado e aqueles que não têm necessidade de atendimento em outro nível de atenção e podem ser manejados na Atenção Básica.

II- Prevenção quaternária foi definida como a detecção de indivíduos em risco de tratamento excessivo para protegê-los de novas intervenções médicas inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis.

III- É importante ressaltar a necessidade de se estabelecer fluxo institucional de comunicação (referência e contrarreferência) entre as equipes de Atenção Básica com outros pontos de atenção.

IV - Ao ser encaminhado para cuidados especializados temporários ou prolongados, é interessante que as equipes de Atenção Básica possam compartilhar informações sobre o itinerário de cuidado do usuário na Rede de Atenção à Saúde.

V- Como exemplo, podemos utilizar o hipertireoidismo na especialidade Endocrinologia. Após definir que pacientes com hipertireoidismo devem ser encaminhados para tratamento especializado – definição de “condição clínica que indica necessidade de encaminhamento” –, o protocolo de encaminhamento deve exigir do médico solicitante um conjunto de informações com base na anamnese, exame físico e exames complementares (conteúdo descritivo mínimo).

VI- Esse conjunto de informações deve servir para que o médico regulador confirme a suspeita ou diagnóstico do hipertireoidismo. E deve, quando indicado, conter outras informações relevantes, como tratamentos realizados pelo paciente, comorbidades, medicações em uso etc.


Portanto, está(ão) CORRETA(S):

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200299888Medicina: Clínica e Saúde Pública

Criança foi encaminhada ao ambulatório especializado de gastroenterologia pediátrica, com hipótese diagnóstica de doença celíaca. Após avaliação clíni...

#Pediatria e Cuidados Neonatais
Questão 457941200707853Medicina: Clínica e Saúde Pública

A.B.C., 60 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, diabetes Mellitus e doença renal crônica em estágio 5 não dialítico, comparece à Unidade ...

#Ginecologia e Obstetrícia
Questão 457941200747804Medicina: Clínica e Saúde Pública

Sabemos que a medicina tem avançado bastante nas últimas décadas e que houve o surgimento de diversas medicações psiquiátricas para tratamento dos tra...

#Farmacologia e Anestesiologia Clínica
Questão 457941201059888Medicina: Clínica e Saúde Pública

O rim tem múltiplas funções, como a excreção de produtos finais de diversos metabolismos, produção de hormônios, controle do equilíbrio hidroeletrolít...

#Urologia
Questão 457941201556327Medicina: Clínica e Saúde Pública

Que tipo de força promove a fratura da diáfise do fêmur em cunha ou asa de borboleta?

#Ortopedia e Traumatologia
Questão 457941201983586Medicina: Clínica e Saúde Pública

Nas lesões traumáticas da criança, como é chamada aquela cujo traço de fratura atravessa a epífise, a fise e a metáfise?

#Ortopedia e Traumatologia

Continue estudando

Mais questões de Medicina: Clínica e Saúde PúblicaQuestões sobre Anatomia e Fisiologia HumanaQuestões do CPCON