Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200538998

“Provavelmente, os ministros, por bondade de seus corações ou simpl...

📅 2012🏢 PR-4 UFRJ🎯 UFRJ📚 Língua Portuguesa
#Análise Textual

1

457941200538998
Ano: 2012Banca: PR-4 UFRJOrganização: UFRJDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Análise Textual
Texto associado
TEXTO - NAUFRÁGIO IMINENTE

Luís Garcia, O Globo, 20/03/2012

É da natureza dos partidos políticos divergirem uns dos outros. O que não indica má índole ou alguma espécie de incompatibilidade congênita, simplesmente, isso acontece porque todos eles buscam o poder - e também acontece que o poder não dá para todos.

Nada é mais natural e até saudável, portanto, que cada um defenda seus interesses e suas ambições baixando o porrete, verbalmente, é claro, nas costas dos demais.

Às vezes, no entanto, eles se juntam na busca de algum objetivo comum. É o que está acontecendo agora. Todas as legendas que compõem o cenário político estão unidas na perseguição de um objetivo comum: derrubar uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

O TSE decidiu, por quatro votos contra três, que, nas eleições deste ano, o registro das candidaturas dependerá da aprovação das contas da campanha de 2010. Não parece ser exigência descabida. Contas não aprovadas são prova óbvia de malandragem ou incompetência - com óbvia tendência, dirão cidadãos mais espertos ou de melhor memória, de mais casos da primeira hipótese.

É preciso registrar que a exigência de ficha limpa está limitada às eleições de dois anos atrás. Provavelmente, os ministros, por bondade de seus corações ou simplesmente por bom-senso, consideraram que poucas legendas - ou, quem sabe, nenhuma delas - sobreviveria a uma inquirição mais ampla.

Note-se, com alguma tristeza - mas talvez sem surpresa -, que estamos diante de uma atitude rara, se não for absolutamente inédita: qual foi mesmo a última vez que todos os partidos políticos brasileiros uniram-se na defesa de uma causa?

É também curioso e lamentável que a iniciativa dos partidos entre em choque com uma exigência que nasceu de um raríssimo - se não tiver sido inédito - movimento de origem popular (ou seja, sem qualquer ligação com políticos e seus partidos), a campanha da Ficha Limpa. E também não há demérito para o TSE numa associação de sua exigência de contas limpas com aquela recente, mas já histórica, campanha popular.

No fim das contas, os partidos, unidos como talvez jamais tenha acontecido antes - pelo menos na discussão de questão intrinsecamente política -, estão remando contra a correnteza duplamente: enfrentam tanto a vontade expressa da opinião pública como uma decisão explícita da Justiça Eleitoral. Um naufrágio parece tão iminente quanto indispensável.

“Provavelmente, os ministros, por bondade de seus corações ou simplesmente por bom-senso, consideraram que poucas legendas – ou, quem sabe, nenhuma delas – sobreviveria a uma inquirição mais ampla”; as legendas não sobreviveriam a uma inquirição mais ampla porque:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca PR-4 UFRJ no concurso para UFRJ. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200215656Língua Portuguesa

Em “Eulalie, a amiga saudosa, que sempre admirou a personalidade livre e contemporânea de Primavera (...)”, a palavra destacada é:

#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'
Questão 457941200265853Língua Portuguesa

Em “tento melar o emprego indiscriminado de agrotóxicos, frear o degelo das calotas polares”(...) há uma oração subordinada:

#Orações Subordinadas Substantivas#Sintaxe
Questão 457941200377211Língua Portuguesa

TEXTO 8 “Os decanos e diretores presentes à 102ª Reunião da Plenária de Decanos e Diretores da UFRJ reafirmam a defesa da plena gratuidade nos estabel...

#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe#Morfologia
Questão 457941200481677Língua Portuguesa

O TEXTO 2 apresenta marcas linguísticas que apontam a presença de autoria. É possível identificar uma dessas marcas na seguinte passagem:

#Análise Textual#Diversidade Linguística
Questão 457941200554315Língua Portuguesa

TEXTO 8CANÇÃO NEGREIRAAmo-tecom as raízes de uma canção negreirana madrugada dos meus olhos pardos.E derrotas de fomenas minhas mãos de bronzefloresce...

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941200579739Língua Portuguesa

O texto tem as características básicas do modo de organização:

#Tipos Textuais#Análise Textual
Questão 457941200582182Língua Portuguesa

TEXTO 8 SONETO VERSOS ÍNTIMOSAUGUSTO DOS ANJOS | Augusto dos Anjos nasceu no Engenho Pau d’Arco, Sapé, na Paraíba, no dia 20 de abril de 1884. Faleceu...

#Regência Verbal e Nominal#Colocação Pronominal#Sintaxe#Morfologia dos Pronomes
Questão 457941201499865Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que sintetiza a intenção da mensagem poética da letra de Minha Alma.

#Análise Textual
Questão 457941201787460Língua Portuguesa

“O cientista americano Carl Sagan, em seu livro Bilhões e bilhões, de 1998, considera que, se as populações continuarem a crescer de forma exponencial...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941202047858Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que explica corretamente o uso do ponto e vírgula e da vírgula neste período. “O comando discursivo é a voz do poder; e o silên...

#Emprego do Ponto e Vírgula#Pontuação

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Análise TextualQuestões do PR-4 UFRJ