Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Filosofia/
  4. Questão 457941200545862

Os teóricos defensores do pós-modernismo alegam que os teóricos clá...

📅 2021🏢 IBFC🎯 SEED - RR📚 Filosofia
#Filosofia Pós-Moderna#O Sujeito na Modernidade

Esta questão foi aplicada no ano de 2021 pela banca IBFC no concurso para SEED - RR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Filosofia, especificamente sobre Filosofia Pós-Moderna, O Sujeito na Modernidade.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200545862
Ano: 2021Banca: IBFCOrganização: SEED - RRDisciplina: FilosofiaTemas: Filosofia Pós-Moderna | O Sujeito na Modernidade
Os teóricos defensores do pós-modernismo alegam que os teóricos clássicos inspiraram-se no conceito de que a história sempre nos levará ao progresso, ideia que para eles, está em colapso. Para os pensadores pós-modernistas não existem mais metanarrativas, concepções gerais da história ou da sociedade. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo arelação entre elas:

COLUNA I

1. Michel Foucault          4. Ulrich Beck
2. Jean Baudrillard         5. Manuel Castells
3. Jürgen Habermas       6. Anthony Giddens

COLUNA II

( ) Sua perspectiva teórica sobre as mudanças do mundo, que considera estar em descontrole, é cheia de riscos e incertezas. Ainda assim, deve ser identificada a noção de confiança, tanto em relação às instituições, quanto aos indivíduos. Para ele viver em uma era de informação, significa um aumento da reflexividade social e suas implicações para o nosso modo de viver, sempre em reflexão.

( ) Para esse autor a mídia eletrônica destrói a nossa relação com o passado, criando um mundo caótico, vazio. A difusão da comunicação eletrônica e a mídia de massa inverteram o teorema marxista de que as forças econômicas moldam a sociedade. A vida social é influenciada, sobretudo, por sinais e imagens.

( ) Não se considerava um pós-modernista, e com o intuito de mostrar o outro lado das ideias iluministas acerca da liberdade individual, teorizou sobre vigilância e disciplina, apresentando ideias importantes a respeito da ligação existente entre o poder, a ideologia e o discurso em relação aos sistemas organizacionais modernos, que desempenham um papel cada vez maior no controle e monitoramento da população social.

( ) Para ele a sociedade da informação é marcada pelo avanço das redes e de uma economia em rede. Essa nova economia, que também é capitalista, depende das ligações que as comunicações globais possibilitam. Para ele a expansão do capitalismo deixou de se basear primeiramente na classe trabalhadora ou na manufatura de bens materiais. Em vez disso, as telecomunicações e os computadores formam a base de produção.

( ) Quando analisa o capitalismo, esse teórico afirma que precisamos restabelecer nosso controle sobre os processos econômicos que chegam a nos controlar mais do que nós mesmos os controlamos. A ampliação desse controle depende do renascimento do que ele chama de ´esfera pública´, o que é essencialmente a estrutura da democracia, e pode ser renovada por meio da reforma de procedimentos democráticos e do envolvimento mais consistente dos organismos comunitários e dos grupos locais.

( ) Para esse autor, que também não se considera um pós-modernista, por entender que estamos nos deslocando para uma “segunda modernidade”, uma vez que as instituições modernas se tornando globais e a vida cotidiana se libertando da influência da tradição e do costume. Para ele, a velha sociedade industrial está desaparecendo e sendo substituída por uma “sociedade de risco”.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200365155Filosofia

Considerando que as ciências sociais (por exemplo, psicologia, sociologia, economia) fazem perguntas sobre como as pessoas pensam e agem, a filosofia ...

#Introdução à Filosofia
Questão 457941200406880Filosofia

Abaixo se encontram duas famosas frases de dois famosos filósofos: Jean-Jacques Rousseau e Thomas Hobbes respectivamente. “O homem nasce _____, e por ...

#Teoria Política#Contratualismo: Hobbes, Locke e Rousseau
Questão 457941201414853Filosofia

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. “ A s __________ com o seu viés dogmático missionário muitas vezes apenas sofisticam o proc...

#Fundamentos da Filosofia#Filosofia Cultural
Questão 457941201619992Filosofia

Platão constrói sua argumentação em torno da natureza imaterial e imortal da alma, com um objetivo principal. Sua concepção de alma está marcada pela ...

#Teoria das Ideias de Platão#Filosofia na Grécia Antiga
Questão 457941201724097Filosofia

Assinale a alternativa que sintetiza de forma correta o trecho citado do De magistro de Agostinho de Hipona.

#Fundamentos da Filosofia#Epistemologia
Questão 457941201941179Filosofia

Descartes em sua filosofia adotou o “princípio da adequação causal” como um de seus principais fundamentos metodológicos. Diante do exposto, assinale ...

#O Sujeito na Modernidade#Métodos Modernos: Causalidade, Indução e Evidência

Continue estudando

Mais questões de FilosofiaQuestões sobre Filosofia Pós-ModernaQuestões do IBFC