///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca COTEC no concurso para Câmara de Araçuaí - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Morfossintaxe da Palavra 'QUE', Pontuação.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.
Texto 01
A sabedoria e a fragilidade do envelhecimento
O relógio da vida modela o corpo. As estações da natureza desenham seus ciclos. Com isso, nutrem-se de dias, semanas, meses e anos. E, quando menos esperamos, o envelhecimento se instala na pele, na altura, no peso, podendo influenciar a disposição do ser. Caminhar pela rua se confunde com perambular pelas memórias. Os passos ora pisam em nostalgias, ora em passados adormecidos.
O envelhecimento traz consigo um misto de sabedoria e fragilidade. As linhas no rosto são como marcas de batalhas vencidas, histórias contadas e vivências acumuladas. No entanto, junto com a experiência, vêm os problemas físicos e emocionais. A artrite, que dificulta o movimento, a memória, que falha em momentos cruciais, a visão, que já não é a mesma. E sobretudo o isolamento, que abate, numa sociedade que relega os velhos para segundo plano. Tudo isso nos lembra que, apesar de termos vivido tanto, o corpo humano é finito e frágil. [...]
Disponível em: https://vidasimples.co/longevidade/. Acesso em: 15 set. 2024. Adaptado.
Considere a seguinte passagem do texto “A artrite, que dificulta o movimento, a memória, que falha em momentos cruciais, a visão, que já não é a mesma.”
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura de construção da passagem apresentada.
I. A palavra “que”, em todos os usos, é um elemento de coesão, pois retoma, na passagem, substantivos expressos anteriormente.
II. As vírgulas têm a função de separar as orações que inserem, na passagem, ideias com valor de explicação.
III. A palavra “que”, em todos os seus usos, classifica-se como conjunção, que insere, na passagem, ideia de causa.
IV. A palavra “que”, em todos os seus usos, pode ser substituída por “a qual” sem alteração de sentido da passagem.
V. As vírgulas foram usadas facultativamente e inserem, na passagem, orações com ideia de contraste.
Estão CORRETAS as afirmativas