///
Esta questão foi aplicada no ano de 2017 pela banca IBFC no concurso para POLÍCIA CIENTÍFICA-PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Biomedicina: Análises Clínicas, especificamente sobre Estudo de Substâncias Tóxicas.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A extração líquido-líquido é uma das técnicas utilizadas na análise toxicológica. A respeito desse assunto, analise as afirmações.
I. A extração líquido-líquido é uma técnica em que uma substância presente na amostra previamente dispersa em meio aquoso é transferida, por agitação, para outro solvente no qual apresenta maior solubilidade, devendo o solvente extrator apresentar miscibilidade alta o suficiente com a fase aquosa para haver formação de fases distintas.
II. Um inconveniente da extração líquido-líquido é o uso de grandes volumes de solventes voláteis, que contamina o ar do laboratório, mesmo na presença de sistemas de exaustão, e expõe os funcionários ao risco de uma intoxicação crônica.
III. Um inconveniente da extração líquido-líquido é que os solventes remanescentes dessa extração exigem descarte por meio de empresas especializadas, gerando custos monetários e ambientais.
Assinale a alternativa correta.