///
As possibilidades estão dadas na realidade, mas não são automaticamente transformadas em alternativas profissionais. Cabe aos profissionais apropriarem-se dessas possibilidades e, como sujeitos, desenvolvê-las, transformando-as em projetos e frentes de trabalho (IAMAMOTO, 1998). Sobre esses aspectos, analise as afirmativas e assinale a CORRETA.
I. Essa atitude exige o rompimento com a relação utilitária da profissão.
II. O reconhecimento da dimensão política da profissão e o engajamento político nos movimentos sociais, para o encaminhamento ao politicismo e ao militantismo são necessários.
III. O padrão flexível das relações de trabalho exige de todos os trabalhadores, incluindo o assistente social, muito mais do que a execução das tarefas, exige a participação na condução e otimização do processo e na compreensão e solução de seus eventuais pontos de estrangulamento.
IV. O desafio, na atualidade, é focar a atenção prioritariamente nas estratégias táticas e técnicas do trabalho profissional em detrimento ao arsenal teórico já consolidado, em função das particularidades dos temas que são objetos de estudo e ação do assistente social.
V. A busca por novos aportes teóricos para o Serviço Social, capazes de atender às novas demandas da Questão Social, é necessária.
Esta questão foi aplicada no ano de 2011 pela banca UFES no concurso para UFES. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Serviço Social e Políticas Públicas, especificamente sobre Questão Social e Assistência Social, Transformações Sociais, Mercado de Trabalho e Estado Capitalista, Trabalho e Assistência Social, Trabalho e Assistência Social: Perfil, Demanda, Prática e Competências Profissionais.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.