Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200582407

O pronome "isso", em destaque no quinto parágrafo, representa um pr...

📅 2012🏢 Quadrix🎯 CRMV-SP📚 Língua Portuguesa
#Análise Textual#Morfologia dos Pronomes#Pronomes Demonstrativos#Estrutura Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca Quadrix no concurso para CRMV-SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Textual, Morfologia dos Pronomes, Pronomes Demonstrativos, Estrutura Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200582407
Ano: 2012Banca: QuadrixOrganização: CRMV-SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Análise Textual | Morfologia dos Pronomes | Pronomes Demonstrativos | Estrutura Textual
Texto associado

Para responder às questões de 1 a 5, leia o texto abaixo.


Colônias de pinguins agora são mapeadas por satélites


Cientistas australianos descobriram que população da espécie é duas vezes maior que se pensava


O trabalho de contagem da população de pinguins imperadores na Antártica era uma tarefa árdua. Até agora. Cientistas australianos desenvolveram uma nova tecnologia para mapear o habitat das pequenas aves do espaço. E o resultado foi uma grande surpresa com o número de animais que habitam a área.

A equipe australiana realizou nos últimos três anos o que chamou de "censo de pinguins sem precedentes", com o uso de satélites para mapear a população da espécie em alta resolução, o que permite distinguir os animais de sombras e excrementos. "Sim, esse é o primeiro censo de uma espécie feito do espaço", disse Barbara Wienecke, ecologista da Divisão Antártica Australiana.

A boa notícia é que a população de pinguins imperadores na Antártica é de cerca 595 mil, quase o dobro das estimativas anteriores. A ruim, por outro lado, é que foi descoberto o desaparecimento de algumas colônias devido às mudanças de temperatura ocorridas nos últimos anos, o que coloca o futuro da espécie em xeque.

Antes, as contagens tinham uma grande margem de erro devido à inacessibilidade a algumas colônias que haviam se instalado em locais onde era difícil chegar, além das temperaturas extremas de -5OºC. Mas desta vez a equipe de australianos, que contou com a colaboração de cientistas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, usaram a fotografia aérea para fazer sua análise.

Pinguins imperadores, que têm plumagem preta e branca, se destacam na neve. Isso significa que as colônias ficam visíveis nas imagens de satélite, segundo a publicação PLoS ONE. A técnica também tem a vantagem de não interferir diretamente no habitat onde vive a espécie.

"Na maioria das vezes é possível levar em conta cada colônia, mas agora estamos em posição de comparar como o ambiente das calotas polares se modifica e temos a esperança de continuar monitorando a população de pinguins para ver se ela aumenta ou diminui", afirma Barbara. Os métodos tradicionais apontavam que entre 270 mil e 350 mil exemplares da espécie habitavam a área.

O grande número de pinguins é surpreendente, mas as mudanças climáticas significam riscos para a espécie. A maior preocupação é com as placas planas de gelo que se formam próximas do continente, justamente onde as colônias se instalam. A população maior também pode desequilibrar a cadeia alimentar no nível dos camarões, um alimento fundamental para os pinguins.

"As coisas mudam muito rápido, e por isso não podemos relaxar depois de descobrir que temos mais de meio milhão de pinguins. Se o gelo se modifica e derrete, os pássaros podem começar a disputar espaço", conclui Barbara.


(Disponível em www.estadao.eom.br/)

O pronome "isso", em destaque no quinto parágrafo, representa um processo de coesão:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200017716Língua Portuguesa

Em “os experimentos científicos descritos abaixo têm um baixo custo” (no quarto parágrafo), pode-se afirmar corretamente que:

#Ortografia
Questão 457941200118712Língua Portuguesa

Aqui o presidente é eu.

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941200216436Língua Portuguesa

Veja as acepções encontradas para o verbo "apontar" no Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa 3.0: Apontar: verbo 1 fazer a ponta de; aguç...

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941200374761Língua Portuguesa

“no que concerne às” (linha 17) por à cerca das

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual#Estrutura Textual
Questão 457941200696003Língua Portuguesa

Na música "Com açúcar, com afeto", repete-se por várias vezes a expressão "qual o quê". Analisando o sentido discursivo dessa expressão, tal como é ut...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201941371Língua Portuguesa

A respeito da grafia dos termos utilizados nas frases apresentadas, julgue o item.A frase 5 está gramaticalmente incorreta, porque deveria ter sido us...

#Dificuldades da Língua Padrão#Uso de Mas e Mais

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Análise TextualQuestões do Quadrix