Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200662347

Sobre o trecho em destaque no segundo parágrafo (Experimente comer ...

📅 2013🏢 Quadrix🎯 CRBio - 5ª Região📚 Língua Portuguesa
#Análise Textual#Funções da Linguagem

Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca Quadrix no concurso para CRBio - 5ª Região. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Textual, Funções da Linguagem.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200662347
Ano: 2013Banca: QuadrixOrganização: CRBio - 5ª RegiãoDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Análise Textual | Funções da Linguagem
Texto associado

                    Cérebro grande nasceu na cozinha

      Imagine só o seguinte: O gorila é três vezes maior do que o homem, mas tem um cérebro três vezes menor. Por quê? Qual foi o fator, ao longo dos milhões de anos de evolução que nos separam dos nossos parentes primatas, que permitiu aos seres humanos desenvolver um cérebro tão grande, proporcionalmente ao tamanho do seu corpo?

      Segundo a pesquisa de uma neurocientista brasileira, foi a invenção da cozinha. Tecnicamente falando, a capacidade de utilizar o fogo para "pré-digerir" os alimentos antes de consumi-los, o que permitiu aos nossos antepassados obter uma quantidade muito maior de energia com muito menos esforço e em muito menos tempo. (Experimente comer uma mandioca crua versus uma mandioca cozida para entender a diferença.)

      Nosso cérebro corresponde, em média, a 2% da massa total do nosso corpo. Parece pouco, mas é muito! Nos outros grandes primatas (chimpanzés, gorilas e orangotangos), essa proporção é de no máximo 0,6%. Uma diferença crucial, que, no fim das contas, é o que mais nos diferencia deles e do resto do mundo animal.

O grande diferencial do Homo sopiens, afinal de contas, é o tamanho desproporcionalmente grande de seu cérebro. De nada adiantaria andarmos eretos e termos dedos tão maravilhosamente articulados se não tivéssemos um cérebro capaz de raciocinar sobre o que vemos e de controlar esses dedos com a fineza e a destreza necessárias para produzir ferramentas, ornamentos e coisas desse tipo. Seria uma anatomia sofisticada, mas não tão vantajosa assim... Sem falar, é claro, nas capacidades cognitivas, de raciocínio, linguagem etc.

      Ter um cérebro maior é bom porque nele cabem mais neurônios. E quanto maior o número de neurônios, maior o seu "potencial de inteligência", por assim dizer.

      Mas essa vantagem neuronal não sai de graça. Manter um cérebro grande (e com muitos neurônios) funcionando custa caro, muito caro em termos energéticos. Seis quilocalorias (6 kCal) por cada bilhão de neurônios, para ser mais exato.

      Um cérebro humano tem, em média, cerca de 80 bilhões de neurônios e consome cerca de 20% da energia do corpo (apesar de ocupar apenas 2% da sua massa, como mencionado anteriormente). Funciona como o motor de um carro de corrida: superpoderoso, porém pouco econômico. Precisa de muito combustível para funcionar! E combustível, no nosso caso, significa comida.

                                                           (Disponível em www.estadao.com.br) 

Sobre o trecho em destaque no segundo parágrafo (Experimente comer uma mandioca crua versus uma mandioca cozida para entender a diferença.), a função da linguagem que predomina é a:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200013935Língua Portuguesa

A oração “para a empresa garantir a satisfação dos consumidores” (linhas 28 e 29) expressa circunstância de

#Análise Textual
Questão 457941200507921Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que contenha um verbo que poderia substituir, sem grandes prejuízos para o sentido original, o verbo "deflagramos" (em destaque...

#Morfologia Verbal#Dificuldades da Língua Padrão#Flexão de Voz Verbal
Questão 457941200577555Língua Portuguesa

No que se refere às técnicas de redação, julgue o item.Em um texto, quando uma palavra não couber inteiramente em uma linha, é necessário dividi-la co...

#Tipos Textuais#Compreensão e Interpretação Textual#Categorias Textuais#Análise Textual
Questão 457941200661681Língua Portuguesa

Julgue o item com relação à concordância nominal e verbal dos trechos apresentados. Elas mesmo providenciaram os atestados, que enviaram anexo às proc...

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941200910887Língua Portuguesa

Na linha 13, o vocábulo “voltada”, empregado com função adjetiva no primeiro período do quarto parágrafo, modifica o vocábulo “ruptura”, que é substan...

#Vocativo e Termos Acessórios da Oração#Sintaxe
Questão 457941200939175Língua Portuguesa

No trecho “que têm o objetivo, respectivamente, de reduzir linhas de expressão e remoção do excesso de pele nas pálpebras”, há um problema de paraleli...

#Sintaxe

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Análise TextualQuestões do Quadrix