Sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, analise as afirma...
🏢 IDECAN🎯 SEAD-RN📚 Pedagogia e Didática
#História da Educação no Brasil#Educação como Processo Histórico
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IDECAN no concurso para SEAD-RN. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre História da Educação no Brasil, Educação como Processo Histórico.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia‐o atentamente.
“Na era Republicana, o Brasil mantinha suas bases administrativas voltadas para a Teoria Geral da Administração. Foi neste período que as reformas organizacionais aconteceram com mais força nos Estados e também na educação. Junto deste movimento os reformistas da educação (Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e outros) instituíram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). A renovação educacional no início da Segunda República estava alicerçada nas teorias psicológicas de Lourenço Filho, na contribuição sociológica de Fernando de Azevedo e no pensamento filosófico e político de Anísio Teixeira."
(Sander, 2007, p. 28.)
Sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, analise as afirmativas a seguir.
I. Reivindicava a direção do movimento de renovação educacional brasileiro, como se indicia em seu próprio título. Vinha a público no âmago das disputas pela condução das políticas do recém‐criado Ministério da Educação e Saúde no Brasil (1930).
II. Reivindicava a laicidade, a gratuidade, a obrigatoriedade e a coeducação, propugnava pela escola única, constituída sobre a base do trabalho produtivo, tido como fundamento das relações sociais, e pela defesa do Estado como responsável pela disseminação da escola brasileira.
III. Foi alvo de crítica forte e continuada da Igreja Católica, que naquela conjuntura era forte concorrente do Estado na expectativa de educar a população, e tinha sob seu controle a propriedade e a orientação de parcela expressiva das escolas da rede privada.
IV. O manifesto parte da defesa de princípios gerais que, sob a rubrica de novos ideais de educação, pretendiam modernizar o sistema educativo e a sociedade brasileira. O documento tornou‐se marco inaugural do projeto de renovação educacional do país.