Cidadania e outros conceitos modernos de ideais políticos, como os ...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 FUB📚 Filosofia
#Política Grega: Platão e Aristóteles#Teoria Política
Esta questão foi aplicada no ano de 2011 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para FUB. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Filosofia, especificamente sobre Política Grega: Platão e Aristóteles, Teoria Política.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Considere a seguinte passagem, com adaptações, de A República, de Platão, nas palavras de Glauco.
Vamos provar que a justiça só é praticada contra a própria vontade dos indivíduos e devido à incapacidade de se fazer a injustiça. Ao que parece não encontraremos ninguém suficientemente dotado de força de vontade para permanecer justo e resistir à tentação de tomar o que pertence a outro, já que poderia impunemente tomar o que quisesse no mercado, invadir as casas e ter relações sexuais com quem quisesse, matar e quebrar as armas dos outros. Nada o distinguiria do injusto, ambos tenderiam a fazer o mesmo e veríamos nisso a prova de que ninguém é justo porque deseja, mas por imposição.
Platão, H. (1980). A República. Ed. Tempos Modernos.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem.
Cidadania e outros conceitos modernos de ideais políticos, como os de justiça, liberdade, governo constitucional e respeito às leis, originaram-se de conceitos formulados por pensadores helênicos sobre as instituições da cidade-estado.