///
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca FEPESE no concurso para CELESC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Texto 2
As relações interpessoais nas organizações
Sendo o resultado de construções sociais, psicológicas e antropológicas, a cultura provém da interação entre os membros de uma sociedade, do relacionamento do comportamento de um com o comportamento dos demais e da concordância de todos sobre aspectos que influenciam na vida do grupo. Mais do que o reflexo de ações aprendidas, a cultura é a expressão de um povo, sua marca no tempo.
Nas organizações, como numa sociedade tribal, os valores e as regras são repassados por aqueles que já internalizaram tais preceitos, formalizando a continuidade dos mitos e tradições que se fundiram à imagem da organização. A partir de então, a cultura organizacional passa a ser constantemente moldada e remoldada por aqueles que a integram. Como fruto da interação humana existente na organização, a cultura organizacional pressupõe um elo entre as pessoas: a comunicação.
A comunicação é o meio que possibilita ao ser humano viver em comunidade, aprender e repassar conhecimento ao longo da história. A transmissão de conhecimento não depende apenas do ato de comunicar, leva em consideração o contexto em que as pessoas estão inseridas, os códigos partilhados por todos, a disposição de quem repassa e de quem recebe a comunicação, bem como o canal pelo qual a comunicação é repassada. Para Davis e Newstrom, “comunicação é a transferência de informação e compreensão de uma pessoa para outra. É uma forma de atingir os outros com ideias, fatos, pensamentos, sentimentos e valores. Ela é uma ponte de sentido entre as pessoas, de tal forma que elas podem compartilhar aquilo que sentem e sabem. Utilizando esta ponte, uma pessoa pode cruzar com segurança o rio de mal-entendidos que muitas vezes as separa”. (1996, apud Kunsch, 2003, p. 161).
Essa troca de experiências e de ideias promovida pela comunicação é que viabiliza a existência das organizações, pois é a partir da interação que se descobrem afinidades e objetivos em comum, formando- -se grupos que visam a um mesmo fim.
Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/21897/comunicacao-interna-e-a-mediacao-das-relacoes-interpessoais-nas-organizacoes> Acesso em 4/Nov/2013. [Adaptado]