Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200728065

Considerando inferências gerais sobre o texto, classifique as alter...

📅 2015🏢 IF-TO🎯 IF-TO📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca IF-TO no concurso para IF-TO. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200728065
Ano: 2015Banca: IF-TOOrganização: IF-TODisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Texto associado

Uma sociedade suicida


“Ele foi vítima de vítimas, que são vítimas de vítimas”, desabafou para o jornal carioca O Dia a ex-mulher e mãe dos dois filhos do cardiologista carioca assassinado quando pedalava no início da noite no entorno da aprazível Lagoa Rodrigo de Freitas. O suposto assassino tem 16 anos e já cometeu quinze delitos, o primeiro aos 12.


Instantaneamente, baixaram das nuvens bruxas e demônios, transformando o horror, o luto e a solidariedade em indignação, sede de vingança, rancor difuso e generalizado contra tudo que pareça provocar a violência. Reacendeu-se o debate sobre o rebaixamento da maioridade penal, engrossando as legiões dos que clamam por imediatas providências e soluções definitivas contra o crime e a impunidade.


O arrasador depoimento do pensador espanhol Manuel Castells, publicado na Folha de São Paulo, um dia antes da barbaridade, abalou ainda mais a imagem que inventamos a nosso respeito como consolo para o fracasso coletivo: “A sociedade brasileira não é simpática, é uma sociedade que se mata”.


É possível que o sociólogo pretendesse dizer algo distinto do publicado, porém é lícito acreditar que um observador tão atilado, sensível e articulado expressasse uma dolorosa e inequívoca constatação: o país está se matando. Literalmente. Uns aos outros. Somos todos agentes e sujeitos da mesma violência, assustadores e assustados, governantes e governados, progressistas e reacionários, crentes e descrentes, militares e magistrados, policiais e policiados, professores e aprendizes – todos, sem exceção, se bicam, se dilaceram, se esfaqueiam. Todos sangram. Enquanto rios secam, o sangue escorre copioso nas calçadas e ruas.

(...)


DINES, Alberto. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/jornalde-debates/uma-sociedade-suicida/. Acesso em: 25.05.2015. 

Considerando inferências gerais sobre o texto, classifique as alternativas quanto a serem verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa correta, de acordo com a respectiva sequência.


( ) O texto, por tratar-se de um episódio localizado, faz referência à violência cada vez mais crescente no Rio de Janeiro.


( ) A visão estrangeira é benevolente com a cortesia da sociedade brasileira


( ) Tem sido recorrente, no Brasil, o recrudescimento das manifestações passionais imediatamente após episódios de grande repercussão midiática.


( ) Os rios de sangue, metaforicamente, são inversamente proporcionais à estiagem em algumas regiões do país.


( ) Vítimas e algozes são papéis indistintos nos episódios de violência. 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200430699Língua Portuguesa

Da leitura do excerto acima, pode-se identificar a tentativa do autor de definir o conceito de originalidade de escrita/autoria. Conforme o excerto, e...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200711665Língua Portuguesa

No trecho, (...) “escolhemos esta cidade porque ela nos pareceu habitada por pessoas cordiais e pacíficas. Mas agora estou triste. Perdemos nossas ilu...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200910417Língua Portuguesa

Considerando os aspectos da coesão textual no texto I, assinale a opção em que a segunda expressão não faz remissão à primeira.

#Análise Textual
Questão 457941200954263Língua Portuguesa

1. ( ) os homens se explodem no Afeganistão? 2. Os homens se explodem no Afeganistão ( )? 3. Gostaria de saber ( ) os homens se explodem no Afeganistã...

#Dificuldades da Língua Padrão#Uso de Por Que, Porque, Porquê, Por Quê
Questão 457941201008392Língua Portuguesa

Em termos de construção de sentido do texto, há palavras “modalizadoras” que contribuem bastante para o entendimento de pontos de vista assumidos no t...

#Análise Textual
Questão 457941201838763Língua Portuguesa

No seguimento “A democracia não é ditadura da maioria, e sim o nome do regime político que dá voz aos que não conseguem falar tão alto” a vírgula foi ...

#Análise Sintática#Pontuação#Sintaxe#Emprego da Vírgula

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do IF-TO