Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200766712

De acordo com o texto, qual a conclusão sobre o uso do flúor na Eur...

📅 2025🏢 Prefeitura de Bauru - SP🎯 Prefeitura de Bauru - SP📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

1

457941200766712
Ano: 2025Banca: Prefeitura de Bauru - SPOrganização: Prefeitura de Bauru - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Texto associado

        Assim como no Brasil, água potável fluoretada é algo perfeitamente normal nos Estados Unidos. E não apenas isso: como o número de casos de cáries dentárias caiu rapidamente com o início da fluoretação da água em 1945, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) chamam a medida de "uma das dez maiores intervenções de saúde pública do século 20".


        Fluoretos são sais do ácido fluorídrico. Eles atendem à chamada remineralização do esmalte dentário, o que, por sua vez, reduz o risco de cáries.


        A despeito disso, Utah se tornou recentemente o primeiro estado americano a banir o uso de flúor na água. A notícia deve ter agradado o atual Secretário de Saúde dos EUA, Robert F. Kennedy.


        Antes da posse do presidente Donald Trump, Kennedy já havia manifestado em uma publicação no X seu desejo de parar de fluoretar a água potável. Entre os argumentos para a interrupção estariam o efeito neurotóxico do flúor e o impacto no Ql, sobretudo entre as crianças cujos cérebros ainda estão em desenvolvimento.


         O debate sobre se o flúor pode ou não reduzir a inteligência das crianças é, de fato, um assunto recorrente na pesquisa científica. Alguns estudos encontraram uma correlação entre a concentração de flúor na urina de gestantes e as habilidades cognitivas de seus filhos. Em concentrações excessivas, o flúor pode interromper o metabolismo do cálcio nas células do corpo a tal ponto que as células cerebrais são danificadas.


        Uma meta-análise publicada em janeiro deste ano reacendeu o debate sobre a ligação entre ingestão de flúor e inteligência.


         Para Jan Hengstler, doutor em farmacologia e toxicologia na TU Dortmund com especialização no assunto, a questão de saber se o flúor pode ou não danificar o cérebro em desenvolvimento de uma criança é certamente justificada. "É um tema complexo que não deve ser menosprezado", avalia.


         Uma avaliação de 2020 da qual Hengstler participou concluiu que o flúor não é neurotóxico para o desenvolvimento humano nos níveis de exposição atuais observados na Europa. Ou seja: é uma questão de dose. 


Quando o flúor se torna prejudicial? 


        “A água potável nunca deve conter mais de 1,5 mg de flúor por litro", diz Hengstler. De acordo com o CDC, um litro de água potável nos EUA contém 0,7 mg por litro (a mesma quantidade que no Brasil). Isso corresponde à dose diária recomendada pelo Instituto Americano de Saúde (NIH) para uma criança de um a três anos. 


        Homens adultos não devem consumir mais de 4 mg de flúor por dia. Para mulheres adultas, 3 mg são suficientes. A Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) e o toxicologista Hengstler preferem adotar o cálculo de 0,05 mg por quilo de peso corporal por dia.


        "Mais de 4 mg por litro de água potável pode levar à fluorose dentária", diz Hengstler. A fluorose dentária é caracterizada por manchas marrons nos dentes e é um sinal claro de ingestão excessiva de flúor. "A partir de 10 mg de flúor por litro de água potável, pode ocorrer fluorose esquelética", afirma o toxicologista. Isso faz com que os ossos se tornem quebradiços e ocorram alterações dolorosas nas articulações.


        O problema com o flúor é que, em muitos países, não só a água potável é fluoretada, mas também a pasta de dente e o sal. Além disso, certos alimentos contêm flúor naturalmente, como peixes e chá preto. O flúor também ocorre naturalmente na água usada para tratamento de água potável — em concentrações maiores ou menores, dependendo da região. (...)


Assistência médica precária distorce os estudos 


        Tal vigilância por parte das autoridades, porém, não funciona em todas as regiões do mundo. "Em certas regiões predominantemente rurais, por exemplo na Mongólia ou no interior da China, há áreas onde a exposição ao flúor é muito alta ou muito baixa e os cuidados gerais com a saúde precisam melhorar." 


        Além disso, a assistência médica precária frequentemente anda de mãos dadas com um menor acesso à educação e baixa prosperidade econômica.


         Isso resulta em outro problema: os estudos sobre flúor são frequentemente falsificados por muitos fatores, os chamados "fatores de confusão" ou "confundidores". Esse é particularmente o caso quando se trata de estudos transversais em que a amostra da população é analisada apenas uma vez. 


        Portanto, é difícil dizer se a inteligência mais baixa está de fato relacionada ao consumo de flúor ou se tem uma ou mais causas diferentes.


         "Mas há também estudos de longo prazo e estudos que eliminam os fatores de confusão", ressalta Hengstler. Nesses estudos, também chamados de estudos longitudinais, os participantes são examinados repetidamente por um longo período de tempo. 


        Na Europa e no Canadá, a conclusão é clara: aqueles que não excedem a quantidade diária recomendada de flúor não precisam temer por sua inteligência.


(“Flúor na água potável deixa as crianças mais burras?”, Julia Vergin, 20/03/2025. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/deutsche-welle/2025/03/20/fluor-na-agua-potavel-deixa-as-criancas mais-burras.htm)







De acordo com o texto, qual a conclusão sobre o uso do flúor na Europa e Canadá?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2025 pela banca Prefeitura de Bauru - SP no concurso para Prefeitura de Bauru - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200479233Língua Portuguesa

Em: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.” , as formas verbais têm o mesmo tipo de sujeito que é:

#Sintaxe
Questão 457941200484676Língua Portuguesa

Após a leitura do texto sobre cidades subterrâneas, afirma-se que:I – A principal razão para os habitantes de Coober Pedy viverem em moradias subterrâ...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200507469Língua Portuguesa

No primeiro parágrafo do texto temos as palavras “extraordinário” e “tocante”, esses termos podem ser substituídos, mantendo o sentido da frase, em:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201199464Língua Portuguesa

Na frase “A mãe botou-o de castigo” (2º parágrafo), o termo destacado faz referência a que personagem?

#Artigos#Colocação Pronominal#Morfologia dos Pronomes#Morfologia
Questão 457941201263362Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que apresenta a pontuação corretado trecho a seguir:Além do conforto outra importante vantagem de morar embaixo da terra é a ec...

#Pontuação
Questão 457941201377203Língua Portuguesa

A frase: “Foram 13 anos de chamego e encanto”, servirá para a questão.As palavras grifadas podem ser substituídas, sem mudar o sentido da frase, respe...

#Análise Textual
Questão 457941201691697Língua Portuguesa

Leia as frases: I. “A mãe botou-o de castigo” II. “Dr. Epaminondas abanou a cabeça”; III. “Este menino é mesmo um caso de poesia”.Assinale a alternati...

#Termos Essenciais da Oração#Sintaxe#Termos Integrantes: Predicativo do Sujeito e do Objeto
Questão 457941201695057Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que apresenta ERROquanto ao uso dos PORQUÊS:

#Dificuldades da Língua Padrão#Uso de Por Que, Porque, Porquê, Por Quê
Questão 457941201890010Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de ZEUGMA:

#Morfologia Verbal#Conjunções#Adjetivos#Substantivos#Artigos#Advérbios#Pronomes Possessivos#Morfologia dos Pronomes#Morfologia
Questão 457941201942658Língua Portuguesa

Em: “Há um ditado chinês que diz que, …”, pode -se afirmar que a palavra que presente por duas vezes pode ser classificada como:

#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do Prefeitura de Bauru - SP