///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca IF-MG no concurso para IF-MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina Veterinária, especificamente sobre Medicina de Pequenos Animais, Medicina Veterinária Clínica.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Após a leitura da condição clínico-reprodutiva que envolve aspectos da fisiopatologia e da biotecnologia da reprodução em cadelas, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação.
Uma cadela da raça Boerboel de dois anos de idade, importada ainda filhote de Portugal, é diagnosticada pelo médico veterinário de seu tutor como estando no cio e este deseja reproduzi-la visando o retorno financeiro do seu investimento. Segundo o tutor, a cadela apresenta sangramento há uma semana e será transportada até um município próximo, no qual se encontra o macho. Chegando ao município, o tutor do macho solicita o acompanhamento e intervenção de um médico veterinário na situação, uma vez que a fêmea não suporta o peso do reprodutor. Como primeiro passo, o médico veterinário realizou uma avaliação da fêmea no que se refere a sua condição clínica e comportamental verificando: a cadela apresenta sangramento vaginal com aspecto serossanguinolento, edema vulvar e tolerância a presença e tentativa de monta e penetração do reprodutor, a qual não se efetiva devido ao peso do reprodutor. Frente a isto, ocorre a coleta de material para avaliação da citologia vaginal, assim como, de sangue para a dosagem de progesterona. Após aproximadamente 24 horas das coletas, os resultados dos exames foram disponibilizados para o médico veterinário.
Resultados:
Citologia vaginal
● Material: Swab vaginal
● Método: Microscopia direta
● Laudo descritivo: Amostra é composta predominantemente por células epiteliais superficiais e intermediárias e uma baixa população de células epiteliais queratinizadas (anucleadas). Presença discreta de neutrófilos íntegros. Presença discreta de hemácias. Ao fundo, encontram-se debris celulares. Não foram observadas células com características de malignidade nesse material.
Dosagem de progesterona
● Resultado: 6,37 ng/mL
● Material utilizado: Sangue
● Método: Imunodetecção por fluorescência
Considerando-se os achados clínico-reprodutivos, o resultado da avaliação da citologia vaginal e a dosagem de progesterona, esta cadela: