///
“O professor autoritário, que se recusa a escutar os alunos, se fecha a esta aventura criadora. Nega a si mesmo a participação neste momento de boniteza singular: o da afirmação do educando como sujeito de conhecimento.”
FREIRE, Paulo (2011).
A partir das reflexões de Paulo Freire sobre a escuta do professor, leia as asserções a seguir:
I. Uma das tarefas essenciais da escola, como centro de produção sistemática de conhecimento, é trabalhar criticamente a inteligibilidade das coisas e dos fatos e a sua comunicabilidade. Neste sentido escutar é obviamente algo que vai mais além da possibilidade auditiva de cada um. Escutar significa a disponibilidade permanente por parte do sujeito que escuta para a abertura à fala do outro, ao gesto do outro, às diferenças do outro.
II. Ensinar é transferir a inteligência do objeto ao educando, é transferir conteúdo, assim como aprender é memorizar o perfil do conteúdo transferido no discurso vertical, de cima para baixo, do professor. É neste sentido que se impõe ao professor escutar o educando em suas dúvidas, em seus receios, em sua incompetência provisória. E, ao escutá-lo, o professor aprende a falar com ele.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção CORRETA:
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca FAEPESUL no concurso para Prefeitura de Araranguá - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Temas Pedagógicos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.