///
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca FGV no concurso para Prefeitura de Osasco - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Temas Pedagógicos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A expressão “Pedagogia da Repetência” foi usada para explicar como os mecanismos internos à escola, e do sistema de ensino, legitimavam e consideravam a repetência como um fenômeno natural, inerente à cultura escolar. Em 1982, a repetência atingia cerca de 50% dos alunos matriculados na primeira série do antigo 1º grau. A repetência acarretava o represamento do fluxo escolar, destacadamente na primeira série, elevadas taxas de distorção idade-série e a evasão escolar.
(Adaptado. COSTA RIBEIRO, S. A Pedagogia da Repetência. Estudos Avançados, nº 5 p. 6-21. 1991).
No final da década de 90, as taxas de repetência e de distorção idade-série apresentaram declínio acentuado, quando comparadas às décadas anteriores. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº 9394/1996, teve importante papel indutor no desenvolvimento de políticas educacionais para redução da repetência e correção do fluxo escolar.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional flexibilizou a organização do ensino, fomentando, na educação básica, a implantação de classes não seriadas e de sistemas de ciclos nas redes públicas do país.
II. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional possibilitou a aceleração de estudos para alunos com atraso escolar na educação básica.
III. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional flexibilizou a organização do ensino, fomentando a implantação de classes não seriadas e de sistemas de ciclos exclusivamente no nível fundamental, nas redes públicas do país.
Assinale: