///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IBFC no concurso para SES-PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina Veterinária, especificamente sobre Intoxicações e Envenenamentos por Pesticidas, Saúde Coletiva.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A importância dos acidentes por animais peçonhentos para a saúde pública pode ser expressa pelos mais de 100 mil acidentes e quase 200 óbitos registrados por ano, decorrentes dos diferentes tipos de envenenamento. Destes, o escorpionismo vem adquirindo magnitude crescente, correspondendo em 2007 a 30% das notificações, e superando em números absolutos os casos de ofidismo. Ainda sobre escorpiões, analise e classifique as afirmativas abaixo em falsas (F) ou verdadeiras (V) e a seguir assinale a alternativa que contenha a sequência de classificação correta, respectivamente.
( ) A espécie Tityus bahiensis reproduz-se por partenogênese. Assim, só existem fêmeas e todo indivíduo adulto pode parir sem a necessidade de acasalamento.
( ) Cada mãe da espécie T. serrulatus tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida.
( ) É necessário controlar as populações de escorpiões pelo risco que representam para a saúde humana, já que a erradicação dessas espécies não é possível e nem viável. No entanto, o controle pode diminuir o número de acidentes e, consequentemente, a morbimortalidade.
( ) A intervenção para o controle de escorpiões consiste na
busca ativa em todo e qualquer imóvel (área interna e
externa) visando a captura de exemplares, conhecimento
e manejo dos ambientes propícios à ocorrência e
proliferação desses animais e conscientização da
população.