Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200832511

1. "...podem mudar nosso cotidiano A cada cinco anos." (§ 1)2. "......

📅 2014🏢 FUNCAB🎯 PC-RO📚 Língua Portuguesa
#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca FUNCAB no concurso para PC-RO. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200832511
Ano: 2014Banca: FUNCABOrganização: PC-RODisciplina: Língua PortuguesaTemas: Análise Textual
Texto associado

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.


O mundo daqui a cinco anos


Telemedicina, nanotecnologia, tecnologias 3D e tradução simultânea por reconhecimento de voz. Todos estes recursos, em maior ou menor escala, já foram absorvidos pela sociedade. Suas primeiras aparições foram na lista “Five to five” da IBM, que prevê cinco fenômenos que podem mudar nosso cotidiano a cada cinco anos. Ontem a multinacional divulgou o que acontecerá até 2018. E sua aposta é que, com o desenvolvimento tecnológico, tudo - do ensino acadêmico à hora de ir para o trabalho - pode ser personalizado.

A transformação mais radical pode ser na medicina, área em que algumas empresas pretendem fornecer aos médicos o mapeamento genético de cada paciente. A tecnologia fará do teste do DNA, hoje ainda raro, o principal meio para a decisão da terapia adequada. Com isso, será possível optar por tratamentos personalizados para males como doenças cardiovasculares.

Na escola, o professor terá reforço para lidar com o método como cada aluno consegue aprender. “A computação cognitiva ajudará a calcular como cada aluno aprende e cria um sistema flexível, que se adapta continuamente ao estudante”, revela a IBM.

Com base no tempo e no engarrafamento, o smartphone poderá recomendar a seu usuário que saia de casa alguns minutos mais cedo - e, também, que caminho deve seguir.

O deslocamento fica mais fácil, mas o comércio da vizinhança também atrairá as pessoas. A lojinha da esquina, agora conectada a seu telefone, divulgará as promoções e conhecerá suas preferências: “Será a fusão do que há de melhor na loja física - tocar e vestir um produto - com a riqueza de informações - as ofertas instantâneas e o gosto do consumidor".

Na web, aliás, a invasão de contas de emails e a ação de hackers esbarrarão na “polícia pessoal online”. Portais como o Google já avisam o usuário quando suas mensagens são lidas fora de locais onde o dono da conta costuma acessar a internet - um outro país, por exemplo. Todos os passos são monitorados. Segundo a IBM, com a “permissão” do usuário. Mas, depois da revelação da vigilância mundial da NSA, este avanço tecnológico pode deixar muita gente ressabiada.

(O Globo - Caderno Ciência - 19/12/2013, p. 45.)

1. "...podem mudar nosso cotidiano A cada cinco anos." (§ 1)


2. "...do ensino acadêmico À hora de ir para o trabalho ..." (§ 1)


3. "Será a fusão do que HÁ de melhor na loja física ..." (§ 5)


Comparando-se as três construções acima, constata-se que as formas em destaque têm a mesma pronúncia, mas grafias distintas, isso porque são gramaticalmente diferentes. Das sentenças abaixo, aquela cuja lacuna deve ser preenchida com a forma usada na terceira das construções acima é:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200233045Língua Portuguesa

Considerando as passagens “Lembro, vizinha à minha casa, na Vila da Penha...” e “... a letra da música se refere à água que passarinho não bebe.”, pod...

#Uso da Crase
Questão 457941200367790Língua Portuguesa

O texto permite o entendimento de que poesia e simplicidade são necessárias para a descrição da velhinha em decorrência, principalmente:

#Gêneros Literários
Questão 457941200881669Língua Portuguesa

“às vezes retorno à caverna.”, a autora faz uso de uma figura de linguagem chamada:

#Recursos Estilísticos#Análise Textual
Questão 457941200939699Língua Portuguesa

No trecho a seguir, a vírgula foi corretamente empregada por separar: "No Brasil, as tragédias anunciadas ou previsíveis . . ocasionadas por descaso e...

#Pontuação#Emprego da Vírgula
Questão 457941201677318Língua Portuguesa

As palavras destacadas em: “a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, um órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, aprovou O MOSQUITO.” Exercem...

#Análise Sintática#Análise Textual#Sintaxe
Questão 457941201797775Língua Portuguesa

“...ao criar um espaço de DISCUSSÃO...” (§ 7)No trecho acima, o termo em destaque está corretamente grafado com SS. Das opções abaixo, aquela em que o...

#Ortografia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Análise TextualQuestões do FUNCAB