Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200843453

A era do espetáculo e a exposição na internetRecente episódio envol...

📅 2014🏢 FAFIPA🎯 Prefeitura de Floraí - PR📚 Língua Portuguesa
#Semântica Contextual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca FAFIPA no concurso para Prefeitura de Floraí - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Semântica Contextual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200843453
Ano: 2014Banca: FAFIPAOrganização: Prefeitura de Floraí - PRDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Semântica Contextual | Análise Textual
A era do espetáculo e a exposição na internet

Recente episódio envolvendo a exposição de cenas íntimas de adolescentes nas redes sociais, em Teresina, traz o assunto para o campo das discussões mais uma vez. E a pergunta que se faz é até que ponto é saudável a exposição da ‘vida privada’ na Internet e cadê o controle dos pais?

É fato que cada vez mais os jovens, e também os adultos, estão usando a Internet e as redes sociais, como twitter, instagram, facebook e whats app. Isto tanto pela facilidade cada vez maior de acesso à Web através dos smartphones e tablets, quanto pelo fato de hoje vivermos a chamada era do espetáculo, na qual o ser é ou pode ser igual a mostrar. E aí mostra-se de tudo um pouco nas redes sociais: os sapatos novos, a recente conquista amorosa, a viagem das férias, o embarque no avião…

E acrescenta-se a isso o fato da adolescência ser uma fase na qual há uma disposição à onipotência e ao pensamento mágico. Seria como pensar mais ou menos assim: “eu posso fazer tudo, que não vai acontecer nada”. Essas características podem levar a mostra-se, inclusive nu o seminu, e o jovem ter como pensamento que a tela e a distância relativiza o perigo de expor-se, o que não é verdade. O perigo é real.

Há quem veja as redes sociais como um problema sócio-educacional em si. A realidade, como já falado, é que vivemos em uma sociedade midiática e as redes sociais são fruto dessa era atual, como eram os cadernos e agendas do tempo da adolescência dos nossos pais e de quem tem na casa dos 40 anos de idade. 

Se formos analisar, existia naquele tempo um embrião das redes sociais de hoje: os questionários que passavam na escola entre as meninas, em que se respondiam perguntas pessoais. O fim podia ser o mesmo das redes de hoje: mostrar a vida e bisbilhotar à alheia também. E a garota que tinha sua agenda/caderno com mais perguntas do questionário respondidas era também uma das mais populares da turma.

Os meios de comunicação e interação da modernidade por si só não são culpados pela exposição excessiva que vemos hoje em meios como o instagram e o facebook, que, a meu ver, são os mais populares. Repito que vivemos na era do espetáculo, na qual o ser é/ou pode ser exibir-se/mostra-se e há as pessoas que gostam de ver e as que gostam de mostrar. É por isso que as fotos do instagram fazem tanto sucesso, bem como as postadas no facebook.

Temos que pensar no fato de que cada um é responsável pelo que publica nessas redes. Então é importante filtrar o que publicar para preservar sua intimidade e até mesmo manter sua segurança. No caso dos adolescentes, é necessário que os pais sejam vigilantes e, sobretudo, conversem com seus filhos, acompanhem o que eles fazem na Rede, quem são seus ‘amigos’, e não apenas deem computadores e telefones de última geração em substituição à presença qualitativa na vida deles. O diálogo e a presença são pontos fundamentais.

Disponível em: http://www.clinicacuidarte.com.br

Onipotência significa:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200468282Língua Portuguesa

Qual trecho melhor expressa o clímax da narrativa?

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200839001Língua Portuguesa

Assinale a alternativa que traz a concordância nominal INCORRETA.

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941200904758Língua Portuguesa

Para que haja concordância, todos os elementos que compõem a oração precisam estar em harmonia. A partir disso, assinale a alternativa em que NÃO há e...

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201067788Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em que ocorre dígrafo consonantal:

#Encontros Consonantais e Dígrafos#Fonologia
Questão 457941201269957Língua Portuguesa

Em relação ao emprego dos conectivos no texto, avalie o item a seguir: No período: “A pobreza ética atual, contudo, não significa que estamos incapaci...

#Uso dos Conectivos#Sintaxe
Questão 457941201538962Língua Portuguesa

Na oração “Quanto à raiva, realmente os morcegos são capazes de transmiti-la, assim como qualquer mamífero.”, a palavra “raiva” pode ser substituída, ...

#Semântica Contextual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Semântica ContextualQuestões do FAFIPA