Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200845348

Leia o texto 'Farmacovigilância' e, em seguida, analise as afirmati...

📅 2020🏢 ADM&TEC🎯 Prefeitura de Gravatá - PE📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2020 pela banca ADM&TEC no concurso para Prefeitura de Gravatá - PE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200845348
Ano: 2020Banca: ADM&TECOrganização: Prefeitura de Gravatá - PEDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Texto associado

Farmacovigilância


Por Helaine C. Capucho (adaptado).


Farmacovigilância, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a “ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos”. Ao definir esse conceito, no ano de 2002, a OMS ampliou o escopo da farmacovigilância, contemplando “quaisquer problemas relacionados a medicamentos”, como queixas técnicas, erros de medicação e interações medicamentosas.


A Política Nacional de Medicamentos (Brasil, 1998), divulgada pelo Governo Federal brasileiro, em abril de 1999, afirmava que as ações de farmacovigilância, além de tratar de eventos adversos e queixa técnica a medicamentos, deviam ser utilizadas também para assegurar o seu uso racional, reorientando procedimentos relativos a registro, forma de comercialização, prescrição e dispensação de produtos.


Os serviços de farmacovigilância, dentre outras atividades, recebem notificações de efeitos adversos a medicamentos, feitas pelos diferentes usuários destes produtos, e têm o papel de analisar essas notificações e disparar ações com o intuito de prevenir, eliminar ou, pelo menos, minimizar riscos de danos à saúde dos pacientes e dos profissionais. 


Efeitos adversos com medicamentos acontecem frequentemente com pacientes hospitalizados. A ocorrência desses efeitos, em hospitais, pode levar a um aumento do tempo de internação e de custos (VAN DEN BENT et al, 1999). Assim, a detecção precoce e o diagnóstico de efeitos adversos a medicamentos tornam a farmacovigilância um importante instrumento para a saúde pública. 


Cotidianamente, os farmacêuticos hospitalares brasileiros desenvolvem ações de farmacovigilância, mesmo que tais ações não estejam ligadas a um serviço formalizado, pois esses profissionais estão constantemente atendendo a solicitações dos profissionais de saúde acerca de problemas com medicamentos, como alterações de coloração, dificuldades de reconstituição de pós-liofilizados, reações adversas apresentadas pelos pacientes, falta de efeito terapêutico.


Entretanto, muitos hospitais do Brasil ainda não possuem serviços formalizados de farmacovigilância. Atualmente, a maioria desses serviços é encontrada em hospitais ligados à Rede Brasileira de Hospitais Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e em hospitais que participam de algum programa de certificação de qualidade.


Disponível em: https://bit.ly/3qt3tsa.

Leia o texto 'Farmacovigilância' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto sugere que a Política Nacional de Medicamentos afirmava que as ações de farmacovigilância devem ser utilizadas também para assegurar o uso racional de medicamentos, reorientando procedimentos relativos ao registro, à forma de comercialização, à prescrição e à dispensação de produtos.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que efeitos adversos com medicamentos nunca acontecem pacientes hospitalizados, pois eles estão sob supervisão médica constante.


Marque a alternativa CORRETA:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200294203Língua Portuguesa

Com base no texto 'LUFADA DE ÉTICA NA CORTE', leia as afirmativas a seguir: I. A ironia contida no título do texto e presente nas atitudes do professo...

#Compreensão e Interpretação Textual#Recursos Estilísticos#Análise Textual
Questão 457941200747967Língua Portuguesa

Com base no texto 'CEJA', leia as afirmativas a seguir: I. O texto afirma que a Escola Estadual João Barracão está promovendo uma ação de conscientiza...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941200822718Língua Portuguesa

Leia o texto 'Gestão de estoque para farmácias' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. O texto apresenta ao leitor a ideia de que, se uma fa...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201366094Língua Portuguesa

O que simboliza a volta à savana primeva mencionada no texto?

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201393480Língua Portuguesa

O que a comparação "Hércules-Quasímodo" sugere sobre o sertanejo?

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201840632Língua Portuguesa

Analise as frases abaixo em relação ao uso da regência dos verbos e marque a alternativa CORRETA: I. Há anos André namora Karla. II. Ontem assisti um ...

#Regência Verbal e Nominal#Sintaxe

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do ADM&TEC