A Política Nacional de Educação Digital (PNED, 2023), elaborada com vistas a potencializar o acesso a recursos, ferramentas e práticas digitais na educação, tem por eixos estruturantes: I - Inclusão Digital; II - Educação Digital Escolar, Ill - Capacitação e Especialização Digital) e IV - Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Todas as asserções a seguir referem-se a estratégias prioritárias da PNED (2023):
I. Qualificação digital de servidores e funcionários públicos, com formulação de política de gestão de recursos humanos que vise combater o déficit de competências digitais na administração pública.
Il. Diagnóstico e monitoramento das condições de acesso à internet nas redes de ensino federais, estaduais e municipais.
III. Estímulo às competências digitais e informacionais por intermédio de ações que visem sensibilizar os cidadãos brasileiros para a importância das competências digitais, midiáticas e informacionais.
IV. Formação e requalificação de docentes em TICs e em tecnologias habilitadoras.
V. Promoção de ferramentas de autodiagnóstico de competências digitais para os profissionais da educação e estudantes da educação básica.
Vl. Incentivo a parcerias e a acordos de cooperação.
Assinale a alternativa que apresenta as estratégias pertencentes ao Eixo Il — Educação Digital Escolar: