Para tratamento psiquiátrico, esse paciente, medicado com lítio, de...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 TJ-ES📚 Enfermagem: Teoria e Prática
#Farmacologia Aplicada à Enfermagem
Esta questão foi aplicada no ano de 2011 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para TJ-ES. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Enfermagem: Teoria e Prática, especificamente sobre Farmacologia Aplicada à Enfermagem.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico para atendimento apresentando comportamento eufórico e expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição, além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora, emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso, chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e manteve esse comportamento por uma semana, como também comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições, além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.
Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
Para tratamento psiquiátrico, esse paciente, medicado com lítio, deve ser monitorado quanto aos níveis séricos de lítio antes da administração da medicação, devido à toxicidade do lítio, que é determinada pela dose e que pode causar vista turva, ataxia, zumbido nos ouvidos, náuseas e vômitos, e até colapso cardiovascular.