Atualmente, é possível identificar pelo menos três formas de admini...
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca CONSULPLAN no concurso para TRE-MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Gestão Pública, especificamente sobre Administração Gerencial, Teorias da Administração Pública.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
🏢 CONSULPLAN🎯 TRE-MG📚 Gestão Pública
#Administração Gerencial#Teorias da Administração Pública
Atualmente, é possível identificar pelo menos três formas de administração do Estado brasileiro: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e a administração pública gerencial ou pós-burocrática. Esta última decorre de novas tarefas atribuídas ao poder público no Estado Social, decorrentes da Constituição de 1988, entre elas a prestação de diversos serviços públicos, como educação e saúde; regulação de atividades passíveis de externalidades, como a vigilância sanitária e a proteção ao meio ambiente, as diferentes políticas sociais voltadas ao combate às desigualdades. Essas novas tarefas requerem uma maior eficiência da máquina pública com caracte-rísticas que considerem seus custos e uma administração menos hierárquica e mais flexível, tendo por objetivo a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Em relação às características mais relevantes da administração pública gerencial, analise.
I. Sistemas de gestão e controle centrados em resultados e procedimentos. II. Menor autonomia gerencial do administrador público. III. Avaliação e divulgação de efeitos e/ou produtos e resultados tornam-se chaves para identificar políticas e serviços públicos mais efetivos. IV. Estruturas de poder mais centralizadas e hierárquicas, permitindo maior rapidez e economia na prestação de serviços e a participação dos usuários. V. Contratualização de resultados a serem alcançados com explicitação mais clara de aportes para sua realização. VI. Incentivos ao desempenho superior, inclusive financeiro. VII. Criação de novas figuras institucionais para a realização de serviços que não configuram atividades exclusivas de Estado, com PPP (Parcerias Público-Privadas), Organizações Sociais e Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que podem estabelecer parcerias com o poder público.