O romance Os sertões, de Euclides da Cunha, foi publicado em 1902. ...
🏢 COPEVE-UFAL🎯 UNEAL📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca COPEVE-UFAL no concurso para UNEAL. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
O romance Os sertões, de Euclides da Cunha, foi publicado em 1902. Ainda hoje essa obra é considerada fundamental para se compreender o sertão brasileiro e o modo como este é representado em nossa literatura. A obra, dividida em três partes, cujos títulos, respectivamente, são “A terra”, “O homem” e “A luta”, aborda um acontecimento da nossa história. Com base na leitura do trecho abaixo do romance euclidiano, assinale a opção que apresenta informações corretas sobre o acontecimento narrado.
“Decididamente era indispensável que a campanha de Canudos tivesse um objetivo superior à função estúpida e bem pouco gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia um inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela campanha seria um crime inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos abertos à artilharia para uma propaganda tenaz, contínua e persistente, visando trazer para o nosso tempo e incorporar à nossa existência aqueles rudes compatriotas retardatários” CUNHA, Euclides da. Os sertões. São Paulo: Cultrix/Brasília: INL, 1975, p. 342.