///
Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca IBFC no concurso para SEE-MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Regulamentações Educacionais Estaduais, Ensino de História, Temas Pedagógicos.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
O período entre guerras foi uma época de radicalização política e de instalação de regimes autoritários na Europa e na América. Segundo as orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o aluno deve compreender o processo de ascensão dos regimes extremistas de direita na Alemanha e Itália. Sobre o processo de ensino desse tópico, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Ao capitalismo em crise interessava construir uma nação próspera, industrializada e livre de agitações sociais. Era preciso barrar o potencial avanço da via socialista e este é um dos motivos do apoio aos regimes autoritários.
II. Considerando a versão alemã do autoritarismo romântico que deu origem ao fascismo na Itália, o nazismo também pregava o culto à nação e ao líder. Seus principais traços distintivos, entretanto, eram o antissemitismo e a crença na superioridade da raça ariana.
III. O aluno deverá ter um contato com os acontecimentos da segunda grande guerra, o tratado de Verona e a crise econômica que assolou o Brasil pós a primeira guerra.
Estão corretas as afirmativas: