Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941200872421

Sobre os recursos coesivos empregados no texto, analisar os itens a...

📅 2023🏢 OBJETIVA🎯 Prefeitura de Lavras do Sul - RS📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Semântica Contextual#Análise Textual#Estrutura Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2023 pela banca OBJETIVA no concurso para Prefeitura de Lavras do Sul - RS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Semântica Contextual, Análise Textual, Estrutura Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941200872421
Ano: 2023Banca: OBJETIVAOrganização: Prefeitura de Lavras do Sul - RSDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Semântica Contextual | Análise Textual | Estrutura Textual
Texto associado
As misteriosas espirais de luz que surgiram na aurora boreal do Alasca

   Uma espiral luminosa foi vista sob o céu do Alasca no mês de abril — foi uma cena ainda mais surpreendente do que a aurora boreal em si, que havia atraído vários espectadores para a região. Mas, afinal, que acontecimento misterioso e belo era aquele?
   “O que nós finalmente conseguimos descobrir é que a SpaceX lançou um foguete Falcon 9 partindo de Vandenberg (na Califórnia)”, explicou à BBC Don Hampton, pesquisador na área de geofísica da Universidade do Alasca Fairbanks. O Falcon 9 é um foguete de dois estágios — em um dado momento, o primeiro estágio se separa do segundo, que segue para a órbita.
   “Ou teve uma combustão para que o segundo estágio voltasse da órbita, o que acabou liberando basicamente vapor d'água, que congelou; ou houve o descarte de combustível, para que o segundo estágio ficasse mais leve. E quando isso sai (o combustível) no espaço gelado, ele se transforma em pequenos cristais de gelo. Os cristais de gelo refletem a luz do Sol, e nós podemos ver isso em terra. O foguete em si estava em movimento espiral, então, quando houve a liberação (de vapor ou de combustível), surgiu esse efeito com aparência espiral”, explica Hampton.
   A empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, fez lançamentos do Falcon 9 e de pequenos satélites no sábado. O desenvolvimento do Falcon 9 já passou por algumas falhas, como explosões logo após o lançamento e o abandono de um foguete por falta de combustível. Mas, dessa vez, a empresa considerou os feitos do último sábado bem-sucedidos.
   O geólogo e fotógrafo americano Todd Salat, que se autointitula o “caçador da aurora”, capturou uma das imagens mais compartilhadas da espiral luminosa causada pelo Falcon 9. “Um giro intrigante no céu se movimentava pela aurora e aparecia sobre o cume Donnelly Dome no Alasca (...) Quando essa espiral brilhante veio em minha direção, crescendo rapidamente, pensei: O que é isso?!”, escreveu Salat em seu site.
   Antes que o mistério fosse resolvido, várias imagens e postagens nas redes sociais abordaram o evento misterioso, especulando do que se tratava. Don Hampton explica que efeitos visuais parecidos já haviam sido observados antes, durante a aurora boreal, por conta de lançamentos de foguetes. “Gostaria que outros acontecimentos científicos recebessem tanta atenção assim”, brincou, com um fundo de verdade, o pesquisador.
(Fonte: BBC News Brasil - adaptado.)
Sobre os recursos coesivos empregados no texto, analisar os itens abaixo: 

I. A palavra “que” em “[...] que havia atraído vários espectadores [...]”, no primeiro parágrafo, refere-se à “aurora boreal”.
II. A palavra “então” em “[...] então, quando houve a liberação [...]”, no terceiro parágrafo, expressa o sentido de explicação.
III. A locução “[...] por conta de [...]”, no último parágrafo, pode ser substituída por “devido aos”.

Está(ão) CORRETO(S):
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200169934Língua Portuguesa

No trecho abaixo, há quantos substantivos no aumentativo? Depois de uma festança, fomos dormir tarde. Acordei com meu pai falando “Levanta, filhão! Tá...

#Substantivos#Morfologia
Questão 457941201295216Língua Portuguesa

Assinalar a alternativa que apresenta o sinal utilizado para indicar entonação exclamativa:

#Pontuação#Emprego do Ponto, Exclamação e Interrogação
Questão 457941201478732Língua Portuguesa

Em “O jogo era muito barulhento para aquele horário.”, o termo sublinhado poderia ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941201751612Língua Portuguesa

Em seu contexto, os verbos sublinhados abaixo têm as seguintes transitividades verbais, respectivamente: Ela frequentou a Academia de Alexandria e, in...

#Sintaxe
Questão 457941201896805Língua Portuguesa

De acordo com as regras de pontuação, analisar os itens abaixo: I. As vacas, estimuladas constantemente, produzem mais leite durante o ano. II. Para i...

#Pontuação#Emprego da Vírgula
Questão 457941201999123Língua Portuguesa

O vocábulo “holístico” é considerado pertencente a qual classe de palavras na língua portuguesa?

#Morfologia Verbal#Adjetivos#Advérbios#Morfologia

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do OBJETIVA