///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca UFV no concurso para UFV-MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina Veterinária, especificamente sobre Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Saúde Coletiva.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Durante os procedimentos de inspeção post mortem, as carcaças são julgadas e destinadas de acordo com seu fim, para direcionar ações que preservem a inocuidade do produto, a saúde animal e a saúde pública.
Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) A carcaça de animais acometidos de afecções que abranjam o tecido pulmonar e a pleura, de desenvolvimento agudo, com repercussão na cadeia linfática regional, mas sem repercussão no estado geral da carcaça, deve ser julgada e destinada ao aproveitamento condicional pelo uso do frio.
( ) As carcaças e os órgãos de animais com sorologia positiva para brucelose devem ser julgados como condenação total quando estiverem em estado febril no exame ante mortem.
( ) Os intestinos de animais parasitados por Oesophagostomum sp. devem ser condenados, mesmo apresentando nódulos em pequeno número.
( ) As carcaças de animais com miocardite, endocardite e pericardite podem ser julgadas como aproveitamento condicional e destinadas ao tratamento pelo calor, quando houver repercussão sistêmica.
( ) As carcaças e órgãos de animais magros livres de qualquer processo patológico podem ser julgados como aproveitamento condicional, a critério do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
Assinale a sequência CORRETA: