///
Um guarda de segurança do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul em serviço de plantão, na tarde de um sábado, realiza ronda de rotina no estacionamento do prédio central. Para sua surpresa, constata que um veículo oficial da repartição foi alvo de arrombamento e que, do interior do mesmo, foi retirado, à primeira vista, um aparelho de som. De imediato, passa a fazer minuciosa busca nas imediações e, durante a diligência, logra êxito em avistar, ao longe, um elemento que, em desabalada carreira, empreende fuga do local. Em vista disso, saca sua arma e parte, imediatamente, em perseguição ao suspeito. O elemento, com muita destreza, consegue pular o muro do estacionamento, e alcança, em velocidade espantosa, a via pública, seguindo em direção a uma favela, não muito distante do Tribunal.
Considerando-se que o aparelho surrupiado é patrimônio do Tribunal, de acordo com o artigo 6º do Ato Regimental nº 02/94, com alteração do Ato Regimental nº 01/2005 (art. 7º), o guarda deve tomar a seguinte decisão:
Esta questão foi aplicada no ano de 2011 pela banca FAURGS no concurso para TJ-RS. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Segurança no Transporte e Logística, especificamente sobre Gestão de Contingências.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.