///
Segundo Weckx e colaboradores, em publicação científica, os processos inflamatórios e infecciosos no ouvido médio, mastoide e tuba auditiva são denominados de otites médias. Os agentes causais podem ser viróticos, bacterianos ou mesmo fúngicos, cuja evolução pode ser aguda, crônica ou recorrente, associada ou não a complicações. Sobre as otites médias, analise as afirmativas a seguir.
I. As otites médias se referem aos processos inflamatórios e infecciosos que acometem a mucosa e as estruturas do ouvido médio sempre de forma aguda.
II. A Otite Média Aguda (OMA) é uma inflamação da orelha média e, na maioria dos casos, ela é secundária a uma infecção das vias aéreas superiores, de origem viral ou bacteriana.
III. Os processos infecciosos e inflamatórios em torno da tuba auditiva podem contaminar o ouvido médio por via ascendente e retrógrada, ou mesmo obstruir o seu óstio na orofaringe.
IV. A secreção purulenta pode ser secundária a uma irritação associada do ouvido externo ou uma supuração decorrente de perfuração da membrana timpânica.
V. As otites médias agudas se dividem em simples e colesteatomatosas.
Estão corretas apenas as afirmativas
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IDECAN no concurso para Prefeitura de Apiacá - ES. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Fonoaudiologia, especificamente sobre Fonoaudiologia em Ambiente Hospitalar.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.