///
Esta questão foi aplicada no ano de 2018 pela banca FCM no concurso para IFN-MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Autores Influentes.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Ao pensar a educação do corpo na e para a escola, Taborda de Oliveira e Linhales (2011, p. 405) apontam que:
Mapeando e catalogando fontes, identificando novos acervos, ampliando o diálogo com a literatura e, sobretudo, ampliando a compreensão histórica da educação do corpo na escola para além dos limites de seu conteúdo sem, contudo, excluí-lo, podemos contribuir de forma bastante significativa para a compreensão do lento processo de afirmação da forma escolar como modo privilegiado de socialização, uma vez que podemos entender os vários dispositivos mobilizados para controle dos corpos por diferentes formas escolares em diferentes períodos da história da escolarização e em diferentes regiões do Brasil.
Sendo assim, pode-se considerar que
I. essa é uma perspectiva que deve promover maior abertura e ampliação do diálogo com outras áreas do saber na compreensão dos processos de formação e de educação dos corpos.
II. essa perspectiva não deve considerar a padronização de condutas, baseada na definição de tempos e espaços escolares como referência, sob pena de engessar e comprometer suas análises.
III. essa perspectiva encontra possibilidades de investigação pouco exploradas na história das disciplinas escolares e no estudo de práticas corporais institucionalizadas por meio das quais se privilegia a formação do espírito.
IV. nessa perspectiva, a interação e a inter-relação, com as diversas áreas do saber, proporcionam ao historiador da educação possibilidades fecundas de investigação dos mais diversos saberes e práticas escolares instituídos, que dão sustentação à educação corporal em determinado contexto.
V. nessa perspectiva, deve-se manter o estudo das diferentes culturas escolares relativamente afastado das transformações nos padrões de entendimento e no comportamento corporal, como forma de se obter mais clareza dos processos de desenvolvimento da forma escolar e de seus dispositivos.
Está correto apenas o que se afirma em