///
Fernando A. G. Azevedo, no livro Som, gesto, forma e cor: dimensões da arte e seu ensino (Pimentel, 1996), ao propor uma reflexão a respeito de uma proposta curricular, enfatiza a importância do ensino de arte e sua história, defendendo a ideia de que a arte fora do contexto histórico é uma arte sem memória. O autor traz à tona a questão do conceito de modernidade e pós-modernidade na perspectiva de um ensino de arte de qualidade.
Tendo em vista os conceitos de modernidade e pós-modernidade na perspectiva de um ensino de arte na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. A pós-modernidade propõe um tom diferente do discurso modernista. Sua proposta traz um tom dogmático na elaboração, na estrutura, nas técnicas e no ensino de arte.
II. O ensino de arte de tendência modernista traz a questão da originalidade, negando aspectos importantes do fazer e do compreender arte.
II. O ensino de arte pós-moderno reflete um novo tom no discurso modernista, com ênfase na “elaboração”, na citação e na releitura do e no contato com a obra de arte reconhecida historicamente.
Estão corretas as afirmativas
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca FUNDEP (Gestão de Concursos) no concurso para Prefeitura de Santa Luzia - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Arte e Educação, especificamente sobre Educação Artística.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.