///
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca COPS-UEL no concurso para Prefeitura de Londrina - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Jornalismo e Mídia, especificamente sobre Comunicação Corporativa no Jornalismo, Desenvolvimento de Conteúdo Multimídia, Internet e Comunicação no Jornalismo, Ferramentas de Divulgação: Release, Sugestão de Pauta, Entrevista, Comunicação Corporativa no Jornalismo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Comunicação Integrada, Tecnologia da Informação e Comunicação, Estrutura e Função da Comunicação Corporativa, Produtos de Comunicação Corporativa, Mídias Emergentes, Relações com a Imprensa no Jornalismo.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A Internet alterou o modelo de trabalho das assessorias de imprensa.
Relacione as rotinas tradicionais, na coluna da esquerda, com as novas rotinas impostas pela Internet, na coluna da direita.
(I) Sistemas rotineiros e fixos de produção de conteúdo.
(II) Distribuição de conteúdo e contato apenas com jornalistas.
(III) Foco na divulgação jornalística via imprensa tradicional (rádio, TV, jornal).
(IV) Produção de conteúdo raso e fugaz.
(V) Incerteza sobre o impacto alcançado.
(A) Fragmentação: audiências menores, mais focadas, restritas, interesses específicos, diversos, pulverizados. Mais difícil falar com todos. Mais canais informativos segmentados. Deslocamento da comunicação massiva para a hipersegmentação.
(B) Disseminação de informação rápida e superficial, coexistindo com conteúdo mais denso e perene.
(C) Veículos de referência perdem importância relativa, estão sob escrutínio permanente, mas seguem como o principal fornecedor de conteúdo primário, e atuam como avalizadores.
(D) Diversidade de fontes, plataformas, canais, mídias. Veículos fornecedores de informação passam de um número restrito para incontáveis.
(E) Poder para o público, que escolhe onde, quando e como consumir informação.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.