///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IDECAN no concurso para Prefeitura de Apiacá - ES. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Anatomia e Fisiologia Humana.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
O consumo de álcool é considerado atualmente um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Sobre os transtornos relacionados ao álcool, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Alterações de memória, principalmente memória recente, podem ocorrer em usuários de grande quantidade de álcool por muito tempo. As duas principais entidades clínicas são: a síndrome de Wernicke e a síndrome de Korsakoff, ambas causadas pela deficiência de tiamina.
( ) O uso de medicamentos está indicado para pacientes com consumo moderado a severo, motivados a reduzirem o consumo de álcool. O acamprosato reduz o desejo compulsivo que aparece na abstinência, por meio da liberação de endorfinas e consequente bloqueio da liberação de dopamina.
( ) O sinal mais clássico e precoce da abstinência é representado pelos tremores. A síndrome de abstinência é autolimitada com duração média de 7 a 10 dias. Os sintomas leves, como ansiedade, irritabilidade, insônia e tremor aparecem mais precocemente, cerca de 24 a 36 dias após a interrupção do uso. Já os sintomas mais graves costumam surgir cerca de 3 a 4 dias depois.
( ) As recaídas são muito frequentes e não devem ser vistas como fracasso. Apenas significam que estratégias de prevenção devem ser empregadas.
A sequência está correta em