///
Segundo BARROS FILHO, em relação à exposição do receptor e à absorção das mensagens emitidas pelos mais diversos meios de comunicação, analisar os itens abaixo:
I - A atenção do receptor, destinada ao produto midiático, varia em função do conteúdo da mensagem, das condições em que ocorre a exposição e do próprio receptor. A absorção do conteúdo pode não ser a mesma, sendo assim, inclusive entre pessoas da mesma família que estejam no mesmo espaço e expostas à informação no mesmo tempo.
II - O aspecto da vigilância remete ao tema da exposição automática, ou seja, não raro os receptores usam a mídia como “pano de fundo” para outras atividades. Por exemplo: ouvir rádio lavando louça, assistir à televisão cortando as unhas, folhear o jornal tomando café da manhã etc.
III - O aspecto da intensidade é utilizado como um “mensurador” da atenção seletiva e trata-se do grau de atenção dada à peça exposta. Se um receptor assiste a um jornal televisivo durante meia hora, por exemplo, ele ocupará, durante esse tempo, um número infinito de posições na escala da atenção em função do tempo de exposição.
Está(ão) CORRETO(S):
Esta questão foi aplicada no ano de 2015 pela banca OBJETIVA no concurso para SESCOOP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Comunicação Social, especificamente sobre Teorias da Comunicação, Teorias e Autores Principais, Mídias e Linguagens.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.