A trajetória da educação profissional no Brasil, de acordo com Fari...
🏢 FUNDEP (Gestão de Concursos)🎯 IF-SP📚 Pedagogia e Didática
#Legislação Educacional#Legislação da Educação Profissional
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca FUNDEP (Gestão de Concursos) no concurso para IF-SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Legislação Educacional, Legislação da Educação Profissional.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A trajetória da educação profissional no Brasil, de acordo com Faria Filho, Veiga et. al. (2000), teve a discriminação do trabalho manual em sua gênese até chegar aos dias atuais com a consolidação de uma política de educação profissional.
Analise as seguintes afirmativas sobre educação profissional no Brasil, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A formação da nossa força de trabalho foi influenciada pela inclusão da mão de obra escrava em determinadas ocupações desenvolvidas por meio da força física e pelo uso das mãos, dando origem ao preconceito contra o trabalho manual.
( ) O ensino industrial passou a assumir um papel insignificante na formação de mão de obra a partir de 1930.
( ) As escolas de aprendizes e artífices se consolidaram, ao longo do tempo e constituíram a rede de Escolas Técnicas do país, no início do século XX.
( ) Atualmente, a estrutura da educação profissional é constituída por dois níveis: básico, que se destina à qualificação, requalificação e reprofissionalização de trabalhadores; e o técnico, com a finalidade de proporcionar habilitação profissional a alunos egressos do ensino médio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.